Finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura reunidos na BSP
Postado em 29 DE outubro DE 2014
A Biblioteca de São Paulo (BSP) recebeu neste sábado, 25 de outubro, o sétimo encontro entre finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura. Desta vez, Alberto Martins, Ieda Magri, Marco Lucchesi e Rogério Pereira puderam falar de suas obras e conversar com os leitores. O bate-papo foi mediado pela professora Rita Couto.
Os escritores contaram um pouco da trama de seus livros, como chegaram às histórias ali narradas e como foi o processo de escrita.
Rogério Pereira, por exemplo, disse que levou 12 anos para escrever Na escuridão, amanhã, livro com o qual concorre na categoria Melhor Livro do Ano de 2013 – Autores Estreantes com mais de 40 anos, e o fez a partir de experiências pessoais muito traumáticas.
“A marca desse livro são as coisas que não são ditas entre os personagens, e esse silêncio cria claustrofobia no leitor.”
Alberto Martins, autor de Lívia e o cemitério africano, obra indicada na categoria Melhor Livro do Ano de 2013, usa o mesmo personagem de seu livro anterior, História dos ossos, de 2005.
“Senti que o personagem havia amadurecido e que precisava passar por outras experiências, como a de ser pai”, explicou.
Ieda Magri, indicada para a categoria Melhor Livro do Ano de 2013 – Autores Estreantes com menos de 40 anos, revelou que ser uma escritora profissional traz a pressão de sempre ter de acertar e que quer ter a liberdade de poder errar e criar. “Olhos de bicho é um livro de exercício, tentei ir contra o que me era mais fácil para escrever”, contou.
Já em O bibliotecário do imperador, Marco Lucchesi, que é membro da Academia Brasileira de Letras, intercala personagens reais, como o imperador Dom Pedro II e o bibliotecário Inácio Augusto Cesar Raposo, com outras figuras, como o Barão de Jurujuba.
“Não é um romance histórico, é uma passagem da história que me interessava com uma linha literária. O imperador tinha mesmo um bibliotecário, mas nada aconteceu entre eles. Eu criei essa história de quando o imperador vai embora e deixa todos aqueles tesouros para trás”, falou Lucchesi, que concorre na categoria Melhor Livro do Ano de 2013.
Ao final, todos elogiaram a iniciativa da curadoria do Prêmio São Paulo de Literatura em promover este tipo de encontro, pois é uma forma de apresentar os escritores ao público leitor.
“Não basta entregar os livros finalistas às bibliotecas. É preciso também fazer este trabalho de mediação entre o público e escritores para assim apresentar o autor, apresentar o livro e dar acesso à leitura”, falou Adriana Ferrari, coordenadora do Prêmio São Paulo de Literatura.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025