Filme sobre Leminski e Alice Ruiz
Postado em 24 DE junho DE 2013
O poeta Paulo Leminski, que faleceu em 1989, voltou a ganhar recentemente destaque na imprensa devido ao sucesso de vendas do livro Toda Poesia, coletânea de todos seus poemas. Agora, o escritor volta a ser tema de reportagens com a produção da cinebiografia Alice e Paulo, que retrata seu relacionamento com a poestisa Alice Ruiz. O longa-metragem deve ser lançado nos cinemas brasileiros no próximo ano.
Os dois escritores se conheceram na cidade de Curitiba, em 1968, foram casados durante vinte anos e tiveram três filhos.
Por sua formação intelectual, Leminski era visto por muitos como um poeta de vanguarda, mas por ter aderido à contracultura e ter publicado em revistas alternativas, muitos o aproximam da geração de poetas marginais.
Na década de 1970, seus poemas e textos saíram em diversas revistas e, em 1975, lançou a obra Catatau, que denominou de "prosa experimental". Além de poeta e prosista, Leminski era também tradutor e letrista.
Alice é poetisa e haikaista (haikais são poemas de origem japonesa marcados pela concisão e objetividade). Tem 21 livros publicados, entre poesia, traduções e uma história infantil. Seu primeiro livro, Navalhanaliga, foi lançado em 1980, mas antes ela já havia escrito textos feministas e editado algumas revistas, textos publicitários e histórias em quadrinhos.
A Biblioteca de São Paulo possui em seu acervo algumas das obras dos dois autores. Confira!

Toda poesia
Paulo Leminski
Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia, por outro parecia comprazer-se em mostrar um 'à vontade' que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos. Este volume percorre a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia.

Catatau
Paulo Leminski
O 'Catatau' é um texto de vanguarda que trata de assuntos afeitos aos séculos 16 e 17. Nele o autor emprega recursos como neologismos, aforismos, filosofemas e trocadilhos nonsense, parodiando clássicos portugueses.

Dois em um
Alice Ruiz
Esse livro reúne toda a poesia publicada por Alice Ruiz durante a década de 1980.

Jardim de Haijin
Alice Ruiz
A autora deste livro entende o haikai como um exercício fundamental para que o poeta saia de si e se concentre no mundo. Para a autora, as palavras precisam se despojar dos sentidos acumulados ao longo da História para refazer a experiência humana a partir de um olhar inédito. Surge então o diálogo direto com as crianças, seres que não fazem o menor esforço para dispor desse mesmo olhar. O ponto de partida deste livro é o jardim, uma composição de elementos naturais emoldurada pela escrita da artista.

Nuvem feliz
Alice Ruiz e Edith Derdyk
Nuvens costumam ser muito temperamentais. Qualquer ventinho as empurra de um lado para o outro, e assim elas mudam de cor, e de humor, a todo momento. Mas uma coisa é certa - toda nuvem, desde pequena, sabe que um dia terá de chorar. Os desenhos inclusos neste livro exploram as possibilidades da linha e da mancha.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025