Festival Literatura Brasileira no XXI ressalta a importância da arte, com noite de cultura em São Bento do Sapucaí
Postado em 02 DE outubro DE 2024
A Literatura Brasileira contemporânea ganhou destaque no Festival Literatura Brasileira no XXI, que ocorreu no dia 28 de setembro, em São Bento do Sapucaí. O evento fez parte da programação da Festa Literária do Interior Paulista Escritora Eugênia Sereno (FLIPES).
Os Macunaíma
Antes da conversa entre os autores começar, aconteceu uma intervenção artística liderada pela dupla Os Macunaíma. A apresentação contou com muita brasilidade, já que as canções interpretadas tinham fortes conexões folclóricas. Ao “abrir a casa”, como diz a primeira música, o duo carismático preparou o público para a conversa entre os autores que viria logo a seguir.
Diálogos de Dentro
A roda foi mediada por Bibiana Ribeiro e contou com a presença dos autores Santana Filho e Antônio Xerxenesky, convidados que moram em São Paulo, e Vanda Siqueira, escritora que nasceu na região de São Bento do Sapucaí. Cada um deles se apresentou no início da conversa que focou em discutir sobre novos leitores e escritores que estão surgindo no Brasil.
“O que eu diria para os novos autores é não pensar em prêmio, não pensar em estrelato, em fama, porque tudo também é muito fugidio, tudo depende de tantas outras coisas, depende de acaso, depende de sorte. Então, sugiro focar no que realmente importa, que é escrever”, diz Antônio Xerxenesky.
O evento contou ainda com uma intérprete em libras para garantir a acessibilidade da comunicação.