Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Fernando Bonassi abordará diversas linguagens no próximo Segundas Intenções

Postado em 27 DE julho DE 2021

O programa Segundas Intenções On-line de agosto receberá Fernando Bonassi para bate-papo sobre sua trajetória multimídia. O escritor, que também é roteirista de cinema e TV, além de dramaturgo, participará do encontro marcado para a penúltima segunda-feira do mês, dia 23, das 19h às 20h, no Facebook da BVL. A transmissão poderá ser conferida, simultaneamente, também na rede social da Biblioteca de São Paulo, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo e do Literatura Brasileira no XXI.


Bonassi nasceu em São Paulo, em 1962. Ele soma mais de 20 obras publicadas e, entre elas, constam “Subúrbio” e “Luxúria”. Corroteirista de filmes como “Estação Carandiru” e “Cazuza – O tempo não para”, é coautor das séries “Força-Tarefa”. “O Caçador”, “Supermax” e “Carcereiros”, da TV Globo. Bonassi foi finalista do prêmio Jabuti com "S/P Brasil". Há vários livros disponíveis escritos por ele em nosso acervo físico como "O menino que se trancou na geladeira", "Prova contrária" e "A boca do mundo: 100 crônicas de Fernando Bonassi". "Subúrbio", que aparece entre as opções nas nossas prateleiras, também está no acervo digital. Quer conhecer melhor o trabalho de Bonassi no cinema? "Cazuza - O tempo não para", de Sandra Werneck, pode ser visto, em DVD, na biblioteca.


[gallery type="rectangular" size="full" ids="69708,69707"]

Entre os romances "Luxúria" (2015, pela Editora Record) e "Subúrbio" (2006, pela Companhia das Letras), o escritor contabiliza um hiato de cerca de 20 anos entre os lançamentos. Bonassi conta que foi alfabetizado em escola pública, durante a ditadura militar, e que, nos anos 1980, teve a oportunidade de escrever para a TV. Fatos que, segundo ele, marcaram sua formação, suas escolhas e as linguagens impressas em suas obras. Bonassi, que chegou a escrever seu primeiro romance a mão, já esteve em nossa Oca, participando anteriormente do programa Segundas Intenções na biblioteca. Confira o bate-papo no nosso canal do YouTube da BVL (clique aqui), onde você pode navegar por outros encontros com escritores, e conteúdos diversos. Bonassi esteve também no programa Metrópolis, da TV Cultura, falando especialmente sobre "Luxúria" e você confere os detalhes em https://tvcultura.com.br/videos/52923_metropolis-fernando-bonassi.html.


Segundas Intenções On-line, com Fernando Bonassi. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Segunda-feira, 23 de agosto, das 19h às 20h. Transmissão ao vivo nas páginas da biblioteca no Facebook, da Biblioteca de São Paulo, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo e do Literatura Brasileira no XXI.