Falecimento de Ottaviano de Fiore
Postado em 15 DE março DE 2016Ottaviano de Fiore nasceu em Nápoles, na Itália, em 1931. O seu pai era geólogo e, em 1937, foi contratado como professor pela Universidade de São Paulo para fundar o departamento de Geologia e Paleontologia. A família então veio para o Brasil e instalou-se em São Paulo. Ainda criança, lia muito e frequentava a biblioteca infantil. Anos depois, conheceu a Biblioteca Mário de Andrade e, como um leitor voraz, procurou conhecer cada vez mais livros e escritores, ampliando muito sua cultura.
Na biblioteca, descobriu a importância das enciclopédias e isso o influenciou quando esteve na editora Abril Cultural nos anos 1970, como diretor editorial de fascículos, assumindo a proposta de publicações altamente qualificadas a preços acessíveis. Foi professor de Teoria Política da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, foi secretário do Livro e Leitura, dedicando-se à abertura de inúmeras bibliotecas por todo o país. Trabalhou também no Museu da Língua Portuguesa como coordenador acadêmico. Sempre comprometido com a divulgação e aperfeiçoamento de bibliotecas, coordenou o programa São Paulo: Um Estado de Leitores, lançado em 2003.
Ottaviano foi um intelectual com longa folha corrida de combate pela cultura e pela leitura no Brasil, e certamente foi um orgulho contar com ele como conselheiro de nossa entidade.
O velório de Ottaviano de Fiore vai ser realizado na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Rua Henrique Schaumann, 777) das 16 às 23 horas.