Expressões da Bolívia e Domingo no Parque são destaques do fim de semana
Postado em 02 DE agosto DE 2019
As férias terminaram mas a programação continua intensa na BSP. Por aqui, o sábado, 3 de agosto, é dedicado ao evento Expressões da Bolívia, com atividades entre as 10h e 16h, que reúne música, dança, artesanato, gastronomia e cultura daquele país. No dia seguinte é tempo de Domingo no Parque, com Lê no Ninho entre 11h e 11h45 e, das 12h às 16h, espaço de leitura e contações de história com a Cia. Mapinguary. Veja os detalhes e as demais atividades abaixo:
3 de agosto (sábado)
10h às 11h30 - Compartilhando Saberes: Yoga - Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e melhorias na qualidade de vida. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Organização: Rocio Quispe Yujra do Coletivo Sí Yo Puedo! Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
10h às 16h - Expressões da Bolívia - Em comemoração ao Dia da Independência da Bolívia, a cultura do povo andino terá um dia de destaque na BSP com a apresentação de expressões como dança, música, gastronomia e artesanato.
10h às 10h30 - Homenagem à Independência da Bolívia, com o Juan Cusicanki.
10h30 às 12h - Culinária: conheça milhos e grãos andinos (maiz chulpe, maiz pelado, quinoa) + degustação de sopa maní. Com PertenSer – SYP.
13h às 14h – Oficina artesanal de tullmas andinas, pompons multicoloridos usados pelas mulheres para enfeitar o cabelo ou como acessório para dançar. Com Jobana Moya.
14h30 às 15h30 - Intervenção musical com o grupo Lakitas Sinchi Warmis. Mulheres imigrantes e filhas de imigrantes resgatam a cultura musical interpretando canções da tradição andina.
15h30 às 16h - Apresentação de Dança Caporal, uma dança boliviana da década de 1970 inspirada no personagem masculino do Caporal, típico da dança afro-boliviana Yungueña Saya. Com o Grupo Folclórico Kantuta Bolívia.
11h às 11h45- Lê no Ninho - Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
11h às 13h- Jogos para Todos - Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
16h às 17h- Hora do Conto - O coelho, a onça e dois queijos, da tradição oral boliviana, adaptado por Suzana Ventura (em referência ao Dia da Independência da Bolívia). Com a Cia. Arte Negus. Não é necessário fazer inscrição.
4 de agosto (domingo)
11h30 às 16h – Domingo no Parque - Um pouquinho do que acontece dentro da BSP levado para o lado de fora, à sombra das árvores do Parque da Juventude. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca.
11h às 11h45 – Sessões do programa Lê no Ninho, com equipe BSP.
12h às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias. Com a Cia. Mapinguary.
16h às 17h - Hora do Conto - O marido da mãe d'água, de Luis da Câmara Cascudo. Com a Cia. do Mar. Não é necessário fazer inscrição.
[caption id="attachment_54063" align="aligncenter" width="5184"]

Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025