Exposição XINGU: Presente! integra programação da Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 15 DE maio DE 2023
A BVL recebe, de 20 de maio a 20 de agosto, a exposição XINGU: Presente!, levando o público a um mergulho na ancestralidade do Território Indígena do Xingu – a primeira reserva indígena demarcada do Brasil, criada em 1961, no coração da Amazônia.
A exposição destaca fotos feitas pelo jornalista Valdir Zwetsch que, no começo dos anos 1970, a convite dos irmãos Orlando e Cláudio Villas-Bôas, fez três viagens ao Xingu como repórter para as extintas revistas O Cruzeiro e Realidade.
Como sempre fazia em suas andanças profissionais, Zwetsch levou sua câmera Asahi Pentax com teleobjetiva de 200mm e um punhado de filmes de 35mm, registrando mais de 700 imagens do dia a dia das aldeias e de rituais de grande importância cultural e espiritual dos povos xinguanos.
Essas fotografias, de valor jornalístico, histórico, antropológico e artístico, registram ritos e costumes que são mantidos até hoje pelos povos originários do Alto Xingu. São imagens que atravessam os tempos e reafirmam a resistência cultural e mitológica dos primeiros habitantes do “nosso” país.
Parte desses registros já integra a coleção de fotografias brasileiras da Bibliothèque Nationale de France e, agora, com organização da empresa Porto de Cultura e curadoria de Marly Porto, a exposição XINGU: Presente! acontece na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo, reunindo 20 fotografias do acervo do jornalista.
Xingu: Presente! fica na BVL por três meses e conta com uma visita guiada com o fotógrafo no dia 20 de maio, às 11h, para abrir oficialmente a exposição no espaço da biblioteca. Além disso, ao longo da permanência da mostra, haverá uma programação especial de oficinas, palestras e encontros com o intuito de dialogar com o público a fotografia e a temática indígena.
Notícias

BibliON vence o Prêmio Seleção Mobile Time
Biblioteca digital gratuita concorreu na categoria Inovação com Impacto Social/Ambiental
Postado em 17 DE maio DE 2023--copia.jpg&largura=700&altura=393)
SP Leituras participa do 13º Seminário Beagalê
O Seminário é um momento de encontro dedicado ao debate sobre diferentes questões que atravessam a leitura, literatura, livros e bibliotecas
Postado em 27 DE março DE 2023
Grades não prendem sonhos
Participante do projeto Praler, detento da Penitenciária II de Tremembé envia carta para a escritora Monique Malcher e viraliza nas redes sociais
Postado em 24 DE fevereiro DE 2023
Diretor executivo da SP Leituras recebe medalha Mário de Andrade
Homenagem é em reconhecimento por sua contribuição em prol da preservação do patrimônio cultural brasileiro
Postado em 15 DE dezembro DE 2022