Exposição HQMIX 35 Anos de História
Postado em 13 DE dezembro DE 2024
Crédito: HQMIX No dia 15 de dezembro, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) abre as portas para a Exposição HQMIX 35 Anos de História. O evento celebra mais de três décadas de reconhecimento e valorização das histórias em quadrinhos no Brasil. Com curadoria de Gualberto Costa, a abertura oficial acontece às 12h30.
A mostra permanecerá em cartaz até 16 de fevereiro de 2025 e contará com um painel triplo de abertura e 36 painéis que detalham a história do Troféu HQMIX. A exposição destaca os artistas premiados e suas contribuições para as artes gráficas.
Os visitantes poderão apreciar os painéis com as imagens das estatuetas dos prêmios, que retratam ano a ano sua história, além de fotos e outras ilustrações que destacam a evolução dos quadrinhos e de seus maiores mestres ao longo do tempo.
A iniciativa tem como objetivo divulgar as histórias em quadrinhos para o grande público, valorizar o talento dos artistas nacionais e resgatar nomes importantes do passado das artes gráficas brasileiras.
Outro destaque é o estímulo ao interesse do público jovem pela leitura e pelas artes gráficas. A exposição reforça o papel da Biblioteca Parque Villa-Lobos, que celebra 10 anos de existência, como um espaço de incentivo à cultura e de conexão entre sua gibiteca e o universo das HQs.
A atividade integra o projeto do 36º HQMIX, contemplado pelo Edital nº 21/2023 da Lei Paulo Gustavo - Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas.
Sobre o Troféu HQMIX
Criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil.
A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação.
Desde o início, o apresentador Serginho Groisman tem sido um grande parceiro nesta jornada, assim como tem sido fundamental o apoio do Sesc São Paulo. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o Troféu HQMIX.
Notícias
Viagem Literária leva contação de histórias à Biblioteca de São Paulo
Educadora e contadora de histórias Camila Genaro participa de dois encontros com estudantes da rede pública na Biblioteca de São Paulo
Postado em 07 DE agosto DE 2026
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026
Com 1071 participações de 127 municípios, 17º Seminário Internacional Biblioteca Viva encerra edição sobre bibliotecas verdes e ação cidadã
Terceiro dia foi dedicado à formação técnica, com cursos e visitas na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 12 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva reúne centenas de profissionais para debater sustentabilidade e cidadania
Papel estratégico das bibliotecas públicas perante a crise socioambiental e a urgência de repensar os espaços de leitura
Postado em 11 DE junho DE 2026

