Escritora descobre por acaso ser vencedora de prêmio
Postado em 07 DE março DE 2016A escritora australiana Helen Garner descobriu ser vencedora de um prêmio literário, no valor de 150 mil dólares, olhando a caixa de spams. Garner contou ao Sidney Morning Herald que recebeu um e-mail de alguém da Universidade de Yale, pedindo o seu número de telefone para dar a ela “boas notícias”. A escritora achou que se tratasse de algum golpe, mas depois de falar com seu editor e de ligar para a universidade, descobriu que havia vencido o Prêmio Windham-Campbell.
Garner não foi a única a ter recebido a notícia de forma pouco usual. A dramaturga irlandesa Abbie Spallen disse ao Irish Times que também pensou que fosse alguma “pegadinha”. Já a canadense Hannah Moscovitch quase não ouve a mensagem até o fim. “Achei que fossem aqueles prêmios tipo, Você ganhou um cruzeiro pela Flórida! Pague 200 dólares.”
Garner foi reconhecida pela sua coleção de livros de não-ficção, com especial menção à obra This house of grief, ainda sem tradução no Brasil, que narra o julgamento de um homem acusado de ter afogado deliberadamente os três filhos.
O Prêmio Windham-Campbell existe desde 2013, é promovido pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e, anualmente, premia nove escritores em língua inglesa com uma das maiores cifras do mundo literário internacional. Uma de suas características é justamente não possuir processo de submissão. Os escritores são avaliados de forma anônima e, por este motivo, não sabem se estão concorrendo ou não.
Veja os outros vencedores: http://windhamcampbell.org/winners