Escritor e psicanalista, Contardo Calligaris morre em São Paulo
Postado em 30 DE março DE 2021Membro da Escola Freudiana de Paris, o psicanalista escreveu obras de relevância ao longo de sua carreira como escritor. Dentre elas, estão: Crônicas do individualismo cotidiano (1996); A adolescência (2001); Cartas a um jovem terapeuta (2004); e O conto do amor (2008).
Calligaris teve uma formação acadêmica eclética, realizada em diferentes países. Graduou-se primeiramente em Epistemologia Genética, na Suíça, além de Letras, o que o permitiu ensinar teoria da literatura. Mais tarde, já em Paris, fez doutorado em Semiologia, com o reputado linguista Roland Barthes. Foi nessa época que começou a fazer análise e passou a se interessar pelo tema, cursando Psicanálise da Universidade de Provence, na França.
O escritor estava tratando um câncer e teve sua morte informada pelo filho, o diretor de cinema Max Calligaris, em postagem nas redes sociais.
Na postagem na rede social, Max escreveu: "'Espero estar à altura.' Diante da proximidade da morte, essa foi a frase do meu pai. Ele se foi agora".