Encontro de finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura acontece na BSP
Postado em 15 DE outubro DE 2014
A Biblioteca de São Paulo (BSP) recebeu o terceiro encontro com finalistas da edição 2014 do Prêmio São Paulo de Literatura, no sábado, 11 de outubro. O público teve oportunidade de conversar com os escritores Carlos de Brito e Mello (A cidade, o inquisidor e os ordinários) e Joca Reiners Terron (A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves), concorrentes na categoria Melhor Livro de Romance do Ano de 2013, além de Laura Erber (Esquilos de Pavlov), que disputa na categoria Melhor Livro de Romance do Ano 2013 – Autor Estreante com menos de 40 anos.
A iniciativa faz parte do programa Encontro com Escritores, para apresentar os autores finalistas ao público. Ao todo, são nove eventos, quatro na capital (13/9, 27/9, 11/10 e 25/10, na Biblioteca de São Paulo) e cinco no interior do Estado: Presidente Prudente (21/10), Praia Grande (23/10), Jundiaí (24/10), Lençóis Paulistas (29/10) e Birigui (30/10).
Carlos comentou que o ponto inicial de sua obra foi pensar em que medida a experiência religiosa ou política pode ser vivida sem a mediação das autoridades. Para ele, a crença também é uma experiência de narrativa. Ele disse que o livro começou quando concorreu e ganhou um edital do governo. “Entreguei um produto para a Funarte, mas publiquei outro livro. O processo de criação e da escrita é uma experiência em que as regras vão para o chão. Existem campos de descobertas, momentos em que você não sabe para onde vai. Essa é a parte mais interessante”, revelou.
Joca disse que seu livro surgiu de um laboratório que ele fez com o grupo de teatro Vertigem, quando conheceu o bairro do Bom Retiro e pensou em ambientar lá “fabulas ao modo de Esopo”. Ele conta que escreveu o livro em um mês, com trama baseada em uma complicada relação entre pai e filho. “Depois da imersão, dediquei a escrever a peça para o Vertigem. Só voltei ao texto um ano depois, e li como fosse escrito por outra pessoa. O que aprendi com a obra e os personagens é que o defeito que você carrega é mais formador de si do que suas qualidades”.
Laura falou que poderia ter escrito um ensaio, mas que preferiu o romance como forma de contar a vida de um artista plástico que participa de residências artísticas na Europa; entretanto, tem uma trajetória invisível neste meio. “Criei o personagem para inventar um ponto de vista. E foi difícil essa transição. Na poesia, o autor tem controle maior do objeto. No romance, o processo é caótico e é difícil perceber o funcionamento como um todo”, comentou.
O próximo encontro com finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2014 vai ser no dia 25 de outubro, na BSP, com a participação dos escritores Alberto Martins (Lívia e o cemitério africano), Ieda Magri (Olhos de bicho), Marco Lucchesi (O bibliotecário do imperador) e Rogério Pereira (Na escuridão, amanhã).
Saiba mais: Prêmio São Paulo de Literatura
O Prêmio São Paulo de Literatura foi criado em 2008 como forma de valorizar a produção literária, estimular novos autores e incentivar a leitura. Hoje, está entre os prêmios literários de maior visibilidade no País e vem ajudando a divulgar obras e escritores que se tornam relevantes no cenário nacional.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025