Empreendedorismo é tema de curso na BSP
Postado em 05 DE junho DE 2018

Inspirador, o curso "Empreendedorismo: Festival de Trufas", realizado no final de maio e ministrado pela professora de confeitaria Danielle Trolezi, cumpriu seu papel, contribuindo com quem deseja transformar a paixão por doces em lucrativos negócios. Divididas em dois dias, as aulas contaram com auditório cheio na BSP e abordaram teoria e prática. Os participantes também receberam noções básicas de empreendedorismo com a equipe do Sebrae-SP.
No primeiro dia, os alunos participaram, na parte da manhã, da palestra "Começar Bem: Formalização", que apresentou os primeiros passos do processo para abrir uma empresa, por conta do Sebrae-SP. Já na parte da tarde, Danielle colocou a “mão na massa”, partindo para a parte demonstrativa do curso, explicando as diversas técnicas para trabalhar com chocolates.
O segundo dia começou com a palestra ‘Fluxo de Caixa’, também ministrada pelo Sebrae, que reuniu informações importantes para que os participantes compreendessem de forma aprofundada a necessidade de controlar as finanças de um novo negócio. O palestrante José Augusto, analista de negócios do Sebrae, conduziu a aula, ressaltando a importância de respeitar todos os trâmites para tirar uma boa ideia do papel. “O mais importante é trazer uma noção básica para as pessoas sobre como funciona o mercado, o que é preciso para ter seu próprio negócio, conseguindo autonomia para identificar problemas neste processo e buscar soluções”. José ainda reforçou a disponibilidade do Sebrae para auxiliar quem está iniciando esse processo de profissionalização.
Finalizando o curso, a segunda etapa de confecção das deliciosas trufas seguiu com explicações sobre técnicas de manuseio, de apresentação, receitas, além de muita vontade de provar tudo.

Dos dois lados da mesa
Gisele Lopes, de 34 anos, é técnica em logística e participou do curso pois está buscando um novo aminho profissional,. Gisele acredita que empreender com confeitaria é uma possibilidade de ser mais feliz. “Este curso além de agregar conhecimento, está me ajudando a definir em qual área da gastronomia eu quero trabalhar. É um curso de produção bem artesanal e isso me agrada muito, pois minha ideia é fazer o que gosto e ter menos estresse”, conta ela.
Além daqueles que buscam uma mudança de profissão, o curso também reuniu pessoas que já trabalham com doces e vendas. Como José Fernando, de 55 anos, que é vendedor e fabricante de trufas e pão de mel e encontrou nas aulas a oportunidade de trocar experiências: “Busco novas tecnologias, aprender outras formas de produção, além de conhecer pessoas que trabalham na área.”
“Eu aprendo mais com eles, do que eles comigo”. Essa é a sensação que Danielle diz sentir sempre que ministra aulas de confeitaria. Ela, que também descobriu nos doces uma forma de ser mais realizada profissionalmente, diz que passar adiante o conhecimento é o que ela mais ama atualmente na área. “Gosto dessa troca, de conhecer pessoas. Amo dar aula e poder ver o resultado e o brilho nos olhos dos alunos quando veem os doces prontos e entendem que cada detalhe foi importante para ter um bom produto final”, ressalta.
Ao final, o curso resulta em uma mesa repleta de trufas e, em volta dela, uma turma inspirada a colocar os aprendizados em prática.
[gallery size="full" columns="2" ids="50241,50239"]
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025