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Empreendedorismo: atenção aos detalhes ao criar uma caixa presente

Postado em 21 DE maio DE 2021
[caption id="attachment_65526" align="alignleft" width="920"]Caixa-presente. Foto: Laís Berlatto / Acervo pessoal. Caixa-presente. Foto: Laís Berlatto / Acervo pessoal.[/caption]

Colocar uma festa em uma caixa, repleta de mimos comestíveis presenteáveis, tem se transformado em oportunidade de bons negócios. E, em aula online em maio, a chef confeiteira Laís Berlatto irá ensinar a preparar variações de produtos para que você aproveite a ideia e fature o ano todo! Laís compartilhará receitas de brigadeiros de alta durabilidade e barras recheadas, entre outros itens. Mas há sempre alguns cuidados a serem tomados em qualquer atividade que reúna esforços ligados à confeitaria. Como salienta Laís em um de seus mais recentes posts no Instagram, "o capricho está em tudo! Na escolha dos ingredientes, na técnica de preparo, na limpeza, no processo, no acabamento e, principalmente, no amor por aquilo que se faz! Confeitaria é afeto".

Mas há armadilhas na criação dessas caixas presenteáveis que você pode evitar. Confira as respostas da chef confeiteira sobre essa e outras questões, a seguir:
Quais são os cinco erros mais comuns e como evitá-los na criação desse tipo de produto? Para oferecer uma cesta repleta de produtos fresquinhos e super saborosos, precisamos estar atentos a diversos fatores que podem comprometer o sucesso do serviço oferecido. O erro mais comum reside em não se planejar e se organizar. Trabalhar com alimentos e com variações na demanda exigem um controle grande do ciclo de produção que nos permite oferecer ao cliente um alimento seguro para o consumo e com suas melhores características preservadas. Desta forma, podemos elencar cinco questões a respeito disso:

1) Não planejar em detalhes a produção e escoamento: é necessário, a partir da definição da forma de atuação, definir um processo que possa permitir um fluxo de produção viável dados os recursos disponíveis. A que momento meu cliente pode fazer um pedido? É necessário antecedência? Tenho espaço para estoque? A entrega pode ser feita via motoboy (cabe no baú da moto? Quanto tempo levo para fazer determinado produto? Tenho em estoque todos os produtos ofertados? Estas são algumas das perguntas que devemos nos fazer para começarmos a definir o modelo de negócio em que atuaremos. Isso não pode ser solto, se você não entende, você não entrega. Planejar é preciso.

2) Não conhecer a fundo processos para preservação de produtos e determinação do prazo de validade: produzir com higiene respeitando as boas práticas para manipulação de alimentos, nos permite oferecer um alimento delicioso e seguro aos nossos clientes. É preciso conhecer nossos ingredientes e sua perecibilidade para definirmos a melhor maneira de conservá-los e por quanto tempo. Desta maneira, conseguimos definir um ciclo de produção que, junto de análise de demanda, resulta na oferta de um produto fresco com a menor perda possível para o negócio.

3) Não controlar os custos: estoque, compras, rendimento, tempo de produção, impostos, taxas, embalagens e todo e qualquer custo relativo a produção precisa ser controlado e estar na ponta do lápis. De outra maneira é impossível colocar o preço correto em seu produto e gerir o seu negócio. Pode parecer dificil em um primeiro momento, mas para começar basta um papel, caneta e calculadora.

4) Não saber precificar seu produto: o preço de um produto não sai de uma adivinhação ou de uma multiplicação simplista de um custo imaginário sobre um fator único de multiplicação. São muitos os fatores que compõem o preço e se você não souber formá-lo ou irá perder dinheiro ou não irá vender. Estudo sobre isso! Utilize um sistema ou contrate um profissional para te ajudar. Você precisa ter um preço competitivo e lucrar!

5) Não divulgar seus produtos e serviços: uma das reclamações mais rotineiras que escuto de meus alunos diz respeito à dificuldade de se inserir no mercado e, geralmente, basta uma breve análise em suas redes sociais para percebermos que a comunicação é falha junto do cliente. O produto é bom, tem um preço atrativo porém, esta mensagem precisa ser transmitida de maneira eficiente para seu cliente. Estude sobre marketing ou contrate alguém capacitado para te ajudar.



O preço é sempre uma questão importante nesses produtos. As faixas de preços favorecem o escoamento dessas cestas e por quê? O preço necessita ser coerente com o valor entregue ao cliente. Por mais que, por vezes, essa percepção de preço e valor sejam subjetivas, a faixa de preço trabalhada será referente ao foco do público que você pretende atingir. Obviamente, neste tempo de vacas magras, possuir, no cardápio, opções para todos os bolsos, se torna uma estratégia facilitadora para vendas. Entretanto, não basta apenas ser barato, o produto precisa ser bom. O foco deve ser em uma produção eficiente, com custo controlado e com qualidade como regra.



O delivery, em tempos de pandemia, tem demonstrado ser um mecanismo que contribui com o aumento de vendas. Há alguma dica que você possa dar nesse quesito? No delivery, encontramos a solução do problema entre duas partes, conectando uma oferta com sua demanda, levando conforto e indulgência, gerando oportunidade para quem intermedia. Sucesso na certa! Temos no mercado hoje muitos empreendimentos no setor da alimentação e o delivery se provou como um modelo de negócio forte. Em meio a tantas ofertas, possuir um serviço e produto de qualidade são requisitos básicos! O diferencial, na minha visão, reside na comunicação e interação com seu cliente! É necessário publicizar eficientemente seu produto extraordinário, gerando desejo e curiosidade que, no conjunto, precisam se manifestar constantemente tornando frequente a procura e a venda de seus produtos.

 


[caption id="attachment_65525" align="alignleft" width="953"]Foto: Laís Berlatto / arquivo pessoal. Foto: Laís Berlatto / arquivo pessoal.[/caption]

Aula online

Para Laís, todos podem empreender, mas trata-se de uma tarefa que exige do indivíduo uma visão multifatorial, muito empenho, resiliência e uma grande capacidade de aprendizado e adaptação. "Acredito que todos que possuem essa disposição e foco podem e devem empreender. Vivemos em um tempo em que, mais do que nunca, precisamos deste despertar empreendedor no indivíduo para gerarmos valor, oportunidades e crescimento. Neste sentido, perceber que a cozinha de sua casa tem em si uma oportunidade de negócio de baixo investimento inicial é uma possibilidade excelente para gerar renda.  E a cozinha possui algo mágico e democrático, permitindo através deste laboratório criar, aprimorar, adaptar e aprender", comenta.

No encontro, marcado para 28 de maio, das 10h às 13h (inscrições abertas em http://bsp.org.br/inscricao), serão abordadas técnicas de confeitaria, apresentação e finalização dos produtos, além de dicas de marketing. Toda produção da aula será realizada frisando noções e normas de higiene e respeitando as boas práticas para a manipulação e conservação de alimentos. A precificação para que o negócio torne-se lucrativo também constará das explanações.

A atividade, com transmissão em tempo real, vai apresentar a produção dos seguintes produtos: pão de mel banhado e decorado, alfajor banhado, brigadeiro de chocolate (de alto rendimento e validade) e barra decorada de chocolate e coco.

Saiba mais sobre a confeiteira

Laís Berlatto é especialista em Gastronomia e Cozinha Autoral e atualmente pós-graduanda do programa de Nutrição, Alimentação Saudável e Empreendedorismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Trabalha há oito anos na área e mantém produções para eventos e ministra cursos de curta duração em seu ateliê. É a instrutora no Rio Grande do Sul da Barry Callebaut e tem parceria nacional como professora de marcas relevantes como Gustosia Mec3 e Iceberg Chef. Laís é bastante ativa nas redes sociais e você pode acompanhar a trajetória da confeiteira, além das novidades em seu trabalho no Facebook e Instagram.

Empreendedorismo: Caixa Presente Lucrativa. Sexta-feira, 28 de maio, das 10h às 13h. Com Laís Berlatto. Atividade indicada para maiores de 14 anos. Inscrições a partir de 13 de maio, às 10 horas, em http://bsp.org.br/inscricao.

[caption id="attachment_65405" align="alignleft" width="702"]Lais Berlatto. Foto: Juraci Vieira. Lais Berlatto. Foto: Juraci Vieira.[/caption]

 

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