Em homenagem ao Dia do Bibliotecário, SisEB apresenta estudo sobre o valor das bibliotecas
Postado em 12 DE março DE 2022
Dia 12 de março é o Dia do Bibliotecário. Para comemorar a data, o SisEB realizou o webinar As bibliotecas têm valor: Experiência do Sistema de Bibliotecas Públicas de Medellín. Na abertura do encontro, o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, destacou que as bibliotecas funcionam como ágoras modernas. “São locais de discussão, de acesso, casa da palavra, da literatura, de todas as tribos e culturas. Nesse mundo onde nunca houve tanta informação, verdadeira e falsa, os bibliotecários e bibliotecárias atuam como faróis.”
Para apresentar o estudo de valor econômico e social das Bibliotecas Públicas de Medellín, o SisEB convidou o professor, economista e coordenador da pesquisa, Jonathan Daniel Gómez Zapata. Antes de entrar nos detalhes da metodologia utilizada na pesquisa, realizada entre 2019 e 2021, ele explicou o motivo do uso do termo valor para falar de algo tão intangível quanto a cultura. “É preciso mostrar que essas instituições proporcionam desenvolvimento social e isso é muito importante para atrair a tomada de decisão de governos.” O estudo em questão, por exemplo, revelou que a cada $ 1.000 pesos investidos em bibliotecas, os cidadãos recebem $ 7.240 pesos em retorno social.
A partir de perguntas, como “o que significa a biblioteca para você?” e “por que a biblioteca é valiosa?”, o desafio da pesquisa foi encontrar um consenso para interpretar e quantificar as opiniões do público e de profissionais da área e de atividades correlatas: bibliotecários, dirigentes públicos, profissionais do setor cultural e líderes de comunidades. O estudo também contemplou o impacto financeiro e suas consequências na qualidade de vida da população caso as bibliotecas não existissem.
Outro questionamento foi a disponibilidade das pessoas em contribuir com algum aporte financeiro para as bibliotecas continuarem a existir. “O resultado revelou que 60% dos entrevistados estariam dispostos a doar cerca de R$ 35 por ano, um número bem significativo que demostra a importância das bibliotecas para sociedade mesmo entre o público que não frequenta esses espaços”, comenta Zapata.
A valoração dos equipamentos culturais também ficou evidente na análise qualitativa da pesquisa, principalmente quando entrevistados foram solicitados a descrever a biblioteca em apenas uma palavra. As respostas mais citadas foram: conhecimento (27%), possibilidade (22%), público (19%), espaço (19%) e leitura (13%).
A gravação completa do webinar, mediado pela gerente de programas e projetos do SisEB, Giovanna Sant’Ana, com todos os detalhes sobre a pesquisa está disponível no YouTube da instituição. Também é possível ver a homenagem aos bibliotecários e bibliotecários feita por escritores de várias partes do país, como Luiz Fernando Emediato, Lúcia Bettencourt, Tony Bellotto, Leo Cunha, Paulo Betti, Marcelino Freire, entre outros, neste link. A ação comemorativa foi comandada pelo jornalista, conselheiro da SP Leituras e idealizador do programa Sempre um Papo e do portal Mondolivro, Afonso Borges.
Notícias

SP Leituras estará presente na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande será a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022
A SP Leituras faz 12 anos e nossa comunidade não para de crescer…
Nossa proposta é acolher a diversidade, promover a cidadania e transformar vidas.
Postado em 23 DE junho DE 2022
SP Leituras lança biblioteca pública digital com 15 mil títulos
A plataforma BibliON irá se conectar com mais de 330 bibliotecas públicas, de 240 cidades, para promover a capacitação e garantir o direito à leitura e ao conhecimento em todo o Estado
Postado em 10 DE junho DE 2022
Série de vídeos da SP Leituras ganha prêmio na Itália
A Associação Italiana de Bibliotecas (AIB) premiou a produção Bibliotecas Fantásticas da SP Leituras, que aborda o conceito de biblioteca viva.
Postado em 23 DE maio DE 2022