Em 2017, Biblioteca Parque Villa-Lobos comemora marca de 500 mil visitantes
Postado em 28 DE abril DE 2017Instituição do Governo do Estado de São Paulo conta com 27 mil sócios,
um acervo de 26 mil itens e já promoveu mais de 2 mil eventos desde 2014, quando foi inaugurada
A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) acaba de atingir a marca de 500 mil visitantes. Este número é comemorado por todos: funcionários, parceiros e o público em geral. O espaço foi inaugurado em dezembro de 2014 e se tornou um importante polo cultural na zona oeste da capital paulista, trazendo mais uma opção de leitura, lazer, aprendizado e acesso à informação para os moradores da região e para os frequentadores do Parque Villa-Lobos, reforçando o conceito de biblioteca viva, oferecendo um espaço de interação onde o público é protagonista de diversas maneiras.
Em pouco mais de dois anos, a BVL também reúne outros números significativos: até março, foram realizados 96 mil empréstimos e 27 mil sócios cadastrados. Atualmente, a Biblioteca possui um acervo de 26 mil itens, entre livros, jogos, DVDs, revistas e jornais. Desde a inauguração, foram realizados aproximadamente 2 mil eventos com mais de 76 mil participantes.
A biblioteca oferece uma programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse de todos os públicos. Promove shows de rock e de MPB, aulas de yoga, sarau literário, contação de histórias, cursos e oficinas sobre literatura, encontros com alguns dos mais renomados escritores do país, atividades ligadas às artes plásticas, cursos de informática e de utilização de smartphones para o público com mais de 60 anos, entre outras tantas atividades. O espaço realiza também atividade de incentivo à leitura para bebês e crianças entre 6 meses e 4 anos de idade.
“A Biblioteca Parque Villa-Lobos é um projeto que coloca as pessoas no centro. Entendemos que o coração da biblioteca não é o acervo ou o livro, e sim as pessoas. Tentamos criar um vínculo afetivo com o nosso público. E este número de 500 mil frequentadores é um exemplo disso. As bibliotecas modernas têm que estar de olho em todas as comunidades e servir de espaço para encontros, um lugar onde as pessoas vêm não só para ler e estudar, mas para se divertir. E isso se faz também com uma intensa programação cultural e uma boa oferta de conteúdos. Acredito que este é o primeiro passo para formar uma cultura leitora”, disse Pierre André Ruprecht, diretor-executivo da SP Leituras, organização social responsável pela gestão do espaço.
Localizada em um prédio de 4 mil metros quadrados, a BVL oferece aos visitantes um acervo atualizado semanalmente e computadores com acesso à internet. O espaço possui também um auditório e uma área para exposições. Pessoas com deficiência têm acesso integral a todos os ambientes, além de um espaço reservado com computadores adaptados, scanners capazes de “transformar” livros escritos em arquivos de áudio e acervo em Braille. A programação é inclusiva e conta com atividades permanentes para acolher e integrar pessoas com deficiência intelectual ou física.
Serviço:
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)
Endereço: Avenida Queiróz Filho, 1205, Alto de Pinheiros.
Telefone: (11) 3024-2500.
Site: http://bvl.org.br
Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.