Eduardo Galeano faz aniversário
Postado em 03 DE setembro DE 2013O escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano completa 73 anos nesta terça-feira, 3 de setembro.
Você conhece este autor?
Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1940. Iniciou sua carreira jornalística no começo da década de 1960, em sua cidade natal, como chefe de redação do semanário Marcha e diretor do jornal Época. Fundou e dirigiu a revista Crisis, em Buenos Aires. A partir de 1973, esteve exilado na Argentina e na Espanha; no início de 1985, voltou ao Uruguai, residindo desde então em Montevidéu.
É autor de vários livros, traduzidos em mais de vinte países, e de uma vasta obra jornalística.
O livro mais conhecido de Galeano é As Veias Abertas da América Latina. Nele, analisa a história da América Latina desde o período colonial até a contemporaneidade, argumentando contra o que considera como exploração econômica e política do povo latino-americano primeiro pela Europa e depois pelos Estados Unidos.
Memória do Fogo é uma trilogia da história das Américas. Os personagens são figuras históricas: generais, artistas, revolucionários, operários, conquistadores e conquistados, que são retratados em pequenos episódios que refletem o período colonial do continente. Começa com os mitos dos povos pré-colombianos e termina no início da década de 1980. Na obra, Galeano destaca não apenas a opressão colonial, mas também atos individuais e coletivos de resistência.
O Livro dos Abraços é uma coleção de histórias curtas e muitas vezes líricas, apresentando as visões de Galeano em relação a temas diversos como emoções, arte, política e valores.
Como ávido fã de futebol, Galeano escreveu O futebol ao sol e à sombra, que revisa a trajetória histórica do jogo. O autor o compara com uma performance teatral e com a guerra; critica sua aliança profana com corporações globais ao mesmo tempo em que ataca intelectuais de esquerda que rejeitam o jogo e seu apelo às massas por motivos ideológicos.