Diretor executivo da SP Leituras participa de mesa de debate Biblioteca para Todos
Postado em 27 DE outubro DE 2021.png&largura=1280&altura=720)
O diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, participou no dia de 25 de outubro, do Seminário Internacional La Biblioteca Transoceànica, realizado na Espanha, com especialistas da Europa e da América Latina. Para debater o tema Bibliotecas para Todos, o executivo teve a companhia de Ezio Neyra Magagna, da Biblioteca Nacional do Peru e de Assumpta Carbonell, responsável pelo Serviço de Bibliotecas da Catalunha.
Em sua participação virtual, Pierre Ruprecht apresentou a estrutura da Biblioteca de São Paulo (BSP) e da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), os serviços oferecidos e os cuidados para transformar os dois espaços em um local de conhecimento, acolhida e entretenimento. Adotando o conceito de Biblioteca Viva, as duas unidades realizam cerca de 900 atividades culturais ao ano e recebem 30 mil visitantes por mês, sendo que grande parte do público na BSP é proveniente dos albergues da região.
Pierre destacou ainda o trabalho de escuta dos atendentes das bibliotecas para receber com dignidade as pessoas em situação de rua. Além de mediar situações de conflito dentro das bibliotecas, a equipe de assistência social visita regularmente os albergues da região, oferecendo os serviços e as atividades culturais das duas unidades. Na época da pandemia, as bibliotecas forneceram computadores e acesso à internet aos moradores dos centros de acolhida para acompanharem as atividades virtuais.
Ezio Neyra Magagna comentou o processo de transformação da Biblioteca Nacional do Peru com o intuito de mudar a lógica da oferta de serviços: em vez de esperar pelos usuários, atualmente a biblioteca vai até eles com a adoção do serviço de entregas de livros por motos e bicicletas. Também passaram a oferecer acesso ao acervo e às atividades de modo remoto, pensando na população sem acesso à internet.
Assumpta Carbonell concentrou sua apresentação nos serviços de acolhida oferecidos pelo sistema de bibliotecas da Catalunha, que engloba 60 municípios da região. Entre os itens destacados estão o fornecimento de publicações acessíveis, comunicação com os usuários via WhatApp e atividades voltadas aos jovens imigrantes, como oficinas de rap que desenvolvem as habilidades artísticas e musicais dos participantes.
Notícias

BibliON vence o Prêmio Seleção Mobile Time
Biblioteca digital gratuita concorreu na categoria Inovação com Impacto Social/Ambiental
Postado em 17 DE maio DE 2023--copia.jpg&largura=700&altura=393)
SP Leituras participa do 13º Seminário Beagalê
O Seminário é um momento de encontro dedicado ao debate sobre diferentes questões que atravessam a leitura, literatura, livros e bibliotecas
Postado em 27 DE março DE 2023
Grades não prendem sonhos
Participante do projeto Praler, detento da Penitenciária II de Tremembé envia carta para a escritora Monique Malcher e viraliza nas redes sociais
Postado em 24 DE fevereiro DE 2023
Diretor executivo da SP Leituras recebe medalha Mário de Andrade
Homenagem é em reconhecimento por sua contribuição em prol da preservação do patrimônio cultural brasileiro
Postado em 15 DE dezembro DE 2022