Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Diretor executivo da SP Leituras dá palestra na Biblioteca Nacional do Peru

Postado em 17 DE setembro DE 2020
Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, participou como convidado, na semana passada, do ciclo de palestras online Programa de Bibliotecologia, promovido pela Biblioteca Nacional do Peru (BNP). Em sua apresentação, Bibliotecas Públicas para Hoy y Para Todxs, Ruprecht falou sobre o conceito de biblioteca viva e do trabalho desenvolvido na gestão das bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, ligados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Veja íntegra abaixo.

Mediada por Delia Cordova, bibliotecária da BNP, a palestra do diretor executivo da SP Leituras mostrou como a organização social idealizou e desenvolveu projetos de incentivo ao direito e à promoção da cultura, leitura e literatura. Ruprecht falou principalmente dos trabalhos realizados ao longo de dez anos administrando a BSP e de cinco anos na gestão da BVL. "Discutimos muito sobre a biblioteca do futuro, mas acho que temos de falar da biblioteca para hoje e para todos", disse ele, em suas considerações iniciais.

[caption id="attachment_55152" align="aligncenter" width="1018"]Reprodução Bibliotecas Públicas para Hoy y Para Todxs, apresentação de Pierre Ruprecht na BNP[/caption]

Ruprecht falou também sobre o conceito de biblioteca viva e da aplicação dessa ideia na criação da BSP, em 2010. "Queríamos passar de bibliotecas que estavam muito preocupadas com suas coleções e acervos para bibliotecas preocupadas com as pessoas e as comunidades em volta. Era preciso entender a biblioteca como espaço que agrega ferramentas para construção autônoma de conhecimento. E isso vai além dos livros, como se pode ver pelas bibliotecas de sementes ou de ferramentas encontradas em outros países", disse ele.

Após falar sobre BSP, BVL e SisEB, Ruprecht respondeu a perguntas da audiência, um público formado principalmente por bibliotecários e profissionais afins. Entre os questionamentos, houve quem perguntasse como convencer as autoridades da importância de investir nas bibliotecas públicas. "Temos que construir nossa utilidade [da biblioteca pública] com eles [as autoridades]. Temos que mostrar como a biblioteca pública é importante para a comunidade e tudo que pode fazer para as pessoas que habitam em torno dela", completou.

https://youtu.be/nYhu0vV4pqo