Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Postado em 01 DE abril DE 2025
Crédito: Equipe SP Leituras Celebrado em 2 de abril, o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo é uma data dedicada à informação, empatia e valorização da neurodiversidade. É também uma oportunidade para refletirmos sobre como a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de sensibilização, educação e inclusão. Confira algumas obras sobre o tema:
Autismo explicado para crianças, de Kaká Lobe
Três gerações reunidas pela conscientização do autismo. Você deseja ensinar ao seu filho a aceitar a si mesmo e aos outros como eles são? Este livro ilustrado e interativo sobre diversidade será seu melhor assistente. Um diálogo que explica o TEA (Transtorno do Espectro Autista) de forma leve e divertida. Escrito por Kaká (do @autismokaka) e ilustrado por Matheus, mãe e filho no espectro do autismo, e com a edição da avó Marize (@artbymakinsta), Autismo Explicado para Crianças ensina a importância das diferenças que nos tornam únicos e incentiva o leitor a abraçar a diversidade e a praticar a inclusão, além de ajudar os pequenos no espectro autista a acreditarem em si mesmos e a alcançarem todo o seu potencial. (fonte: Amazon)
Pais de autistas, de Andrea Lorena Stravogiannis
Nesta obra, a coordenadora editorial Andrea Lorena Stravogiannis reúne 29 autores com o foco de cuidar de quem mais necessita de ajuda e orientação. De cuidar de quem cuida: os pais. E para fornecer esse suporte, participam psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e diversas mães, compartilhando experiências, orientações, dicas práticas e até mesmo sugestões de atividades integrativas para que a jornada, apesar de dura, seja trilhada com o acolhimento de todos os envolvidos. Criar filhos autistas traz, aos pais, a sensação de que devem ser terapeutas 24 horas por dia. Essa percepção, porém, é um problema, pois é muito importante que esses pais não se esqueçam de cuidar da própria saúde mental, mantendo uma rede de apoio que permita a manutenção de suas relações sociais, profissionais e familiares (fonte: Amazon)
Jun a história real de um músico autista, de Keum Suk Gendry-Kim
Keum Suk , a premiada autora sul-coreana de Grama e a Espera, apresenta mais uma de suas graphic novels no Brasil, JUN, sobre a história real de um garoto autista de coração puro, que alcançou fama na Coreia do sul após descobrir sua vocação natural para a música. Quando conheceu Jun Choi, em 2010, durante aulas de música tradicional coreana, Keum Suk se encantou pelo jovem e decidiu que narraria sua trajetória de vida em uma de suas obras. Uma trajetória marcada por solidão e preconceitos, mas também por muita beleza e superação. Ela escolheu escrever e desenhar sobre Jun para transmitir uma mensagem de encorajamento e empatia a todos aqueles em condições semelhantes à dele. Por meio do relato do cotidiano de Jun e sua família, que, infelizmente, tiveram que aprender a conviver com a indignação por causa de pessoas insensíveis às diferenças, a autora acerta em cheio o coração de todos os leitores. Obra sensível e emocionante, este é o tipo de trabalho que ensina ao mundo uma valiosa lição de vida sobre aceitação e combate aos preconceitos da sociedade (fonte: Amazon).
Léo descobre que é autista, de Cristina Klein
Esta coleção é pioneira ao falar de Autismo para crianças, pais e professores, ilustrando a descoberta, busca por tratamento e aceitação por meio de situações diárias, vividas por aqueles que acompanham ou têm essa condição. São livros criados com o intuito de ajudar a melhorar a vida do portador da Síndrome de Asperger e, em casos menos moderados, de autistas. Que possa trazer esclarecimentos a todos e mais inclusão a essas pessoas tão especiais! (fonte: Amazon)
Biblion
Autismo integração e diversidade, de Andrea Lorena Stravogiannis
Como é ser Autista, de Charlotte Amelia Poe
Pai de uma criança autista! E agora? como um diagnóstico de autismo mudou completamente a vida de uma família inteira, de Diogo de Souza Freitas
Mentes únicas: Aprenda como descobrir, entender e estimular uma pessoa com autismo e desenvolva suas habilidades impulsionando seu potencial, de Luciana Brites
Notícias
SP Leituras recebe o Selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo
A SP Leituras foi reconhecida com o Selo de Igualdade Racial 2025, concedido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Postado em 15 DE dezembro DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
