Dia Mundial da Língua Portuguesa une mais de 260 milhões de lusófonos
Postado em 05 DE maio DE 2020

Em Angola, "vou pagar um copo ao camba" é uma frase comum entre pessoas que vão confraternizar num bar. O angolano que diz isto quer apenas ser gentil e pagar uma bebida para o amigo. As diferenças regionais são apenas uma parte da variedade e da riqueza da Língua Portuguesa, falada hoje no mundo por mais de 260 milhões de pessoas, em nove países que têm o idioma como oficial. De acordo com dados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), é o quinto mais usado no mundo, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul.
Tudo isso justifica a comemoração nesta terça-feira do Dia Internacional da Língua Portuguesa e da cultura lusófona. A data, 5 de maio, foi oficializada em 2009, no âmbito da CPLP, com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português. Neste dia, governos e sociedade civil celebram a relevância do idioma como parte de suas identidade.
Em novembro de 2019, a Unesco ratificou a data durante assembleia-geral em Paris, na França. A comemoração possibilita chamar atenção para as questões idiomáticas e culturais da lusofonia, gerando uma integração entre os povos desses nove países. Veja-se o exemplo do acordo ortográfico que entrou em vigor no ano de 2016, mas que estava em uso desde 2009. Entre as mudanças, houve o fim do sinal do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais.
Museu da Língua Portuguesa
Em São Paulo, a data foi comemorada com uma ampla programação virtual no Museu da Língua Portuguesa. Entre as atrações, houve música, slam (poesia falada), literatura, contação de histórias, oficina, bate-papos e performances. Foi a quarta edição da comemoração, que nos anos anteriores foi realizada no saguão da Estação da Luz.
O Museu da Língua Portuguesa será reinaugurado em 2020, após ser destruído por um incêndio em 2015. Um dos primeiros museus do mundo totalmente dedicado a um idioma, ele celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura. Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na história e na diversidade do idioma.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025