Dia do Cinema Brasileiro homenageia pioneiro do cinematógrafo no país
Postado em 19 DE junho DE 2020

Em 19 de junho de 1898, Affonso Segretto entrava na Baía de Guanabara a bordo do navio Brésil registrando o que via ao redor em um de seus recém-adquiridos cinematógrafos. Segretto voltava de Bordeaux, na França, onde fora comprar o novo e mágico aparelho, além de fazer um curso para operá-lo.
As imagens que o italiano registrou naquele dia, no Rio de Janeiro, seriam as primeiras feitas em território nacional, marcando o início do cinema no país. Uma referência, o feito de Segretto transformou o dia 19 de junho na data em que se comemora o Dia do Cinema Brasileiro.
Nas décadas de 1940 e 1950, o cinema brasileiro ganhou os primeiros estúdios profissionais, como o Vera Cruz, inspirado no modelo de produção de Hollywood, que começava a ganhar o mundo. Nos anos 1960 e 1970, a produção nacional teve uma grande guinada criativa com o Cinema Novo, inspirado no cinema italiano e também na Nouvelle Vague francesa.
Em 2001, foi criada a Agência Nacional do Cinema (Ancine), agência reguladora, de fomento e fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil. Como resultado da implantação de uma série de políticas públicas, entre 2002 e 2014, a produção audiovisual brasileira mais que dobrou, indo de 196 para 397 filmes exibidos nas telas nacionais e do mundo.
Filmes de ficção e não-ficção, documentários, longas e curtas-metragens têm sido realizados há mais de 120 anos por nomes que se tornaram sinônimo de cinema brasileiro, como Nelson Pereira dos Santos, Luiz Carlos Barreto, Eduardo Coutinho, Glauber Rocha, Helena Solberg, Hector Babenco, Fernando Meirelles, Walter Salles, Tata Amaral, Anna Mulayaert e Kleber Mendonça Filho.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025