Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Dia do Bibliotecário será celebrado com webinar gratuito e poesia

Postado em 01 DE março DE 2021
O webinar gratuito "Bibliotecas para o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030" está com inscrições abertas pelo link http://siseb.sp.gov.br/agenda/ (vagas limitadas). A atividade será realizada em 12 de março, em celebração ao Dia do Bibliotecário, e terá início, às 14h, com uma intervenção poética intitulada "Territórios ancestrais", com Luz Ribeiro. A mesa-redonda contará com Elizete Vitorino, Manuel Gama e Marina Marçal, com mediação de Adriana Ferrari.

O objetivo é trazer a Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas), para o centro do debate que tratará do potencial e impacto das bibliotecas nas comunidades e a contribuição desses espaços para a visibilidade e a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Agenda é um plano de ação mundial que busca o avanço econômico, ambiental e social, e você fica por dentro dos detalhes, clicando aqui.

Com término às 16h, o encontro virtual é destinado aos profissionais das áreas de Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema. Importante acrescentar que haverá tradução simultânea em LIBRAS e o link para acesso à plataforma será enviado, por e-mail, um dia antes da atividade, além de questionário de avaliação e certificado, uma semana após o webinar.

Saiba mais sobre os participantes do evento:

Elizete Vieira Vitorino é pós-doutora pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal. Bibliotecária, doutora e mestre em Engenharia de Produção, nas áreas de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância, e Gestão da Qualidade em Bibliotecas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências da Educação da UFSC, professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, e fundadora e líder do Grupo de Pesquisa em Competência em Informação.

Manuel Gama é doutor em Estudos Culturais pela Universidade do Minho (UMinho), mestre em Educação Artística e licenciado em Gestão Artística e Cultural pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Entre 2015 e 2019, realizou estágio de pós-doutorado em Ciências da Comunicação na UMinho, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS/UMinho). Desde 2016, coordena o 2CN-CLab e o Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da UMinho.

Marina Marçal é coordenadora do portfólio de Política Climática e Engajamento do Instituto Clima e Sociedade. Advogada e doutoranda pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), mestra em Relações Étnico-Raciais, Gênero, Raça e Identidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, e em Sociologia e Direito, Conflitos Socioambientais, Rurais e Urbanos pela UFF-RJ. Atuou em escritórios de advocacia e foi analista de Política e Incidência para Setor Privado, Direitos Humanos e Desigualdades na Oxfam Brasil.

Adriana Ferrari é bibliotecária, especialista em Sistemas de Informação e em Gestão da Qualidade. Foi diretora técnica da Biblioteca Florestan Fernandes e do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. Como assessora na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, idealizou e coordenou os projetos das Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos. Atualmente é chefe técnica da Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH/USP, vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, e membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA (International Federation of Library Associations).

Luz Ribeiro é integrante do grupo de pesquisa e teatro Coletivo Legítima Defesa. Escreve desde que fora alfabetizada e nem por isso se acha poeta, sonha com o dia que será poesia. Campeã do FLUP Slam Nacional (2015), do Slam BR (2016) e semifinalista da Copa do Mundo de Slam (2017). Protagonizou um dos capítulos da série "Bravos", na TV Brasil, e é autora dos livros "Eterno contínuo" (2013), "Espanca estanca" (2017) e "Novembro [pequeno manual de como fazer suturas]" (2020). Em tempos de redes sociais, ela ressalta que prefere "pousar em redes de balanços e afetos; @luzribeiropoesia tem alguns seguidores, mas sonha em ter sempre com quem seguir".