Dia do Bibliotecário será celebrado com webinar gratuito e poesia
Postado em 01 DE março DE 2021
O objetivo é trazer a Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas), para o centro do debate que tratará do potencial e impacto das bibliotecas nas comunidades e a contribuição desses espaços para a visibilidade e a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Agenda é um plano de ação mundial que busca o avanço econômico, ambiental e social, e você fica por dentro dos detalhes, clicando aqui.
Com término às 16h, o encontro virtual é destinado aos profissionais das áreas de Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema. Importante acrescentar que haverá tradução simultânea em LIBRAS e o link para acesso à plataforma será enviado, por e-mail, um dia antes da atividade, além de questionário de avaliação e certificado, uma semana após o webinar.
Saiba mais sobre os participantes do evento:
Elizete Vieira Vitorino é pós-doutora pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal. Bibliotecária, doutora e mestre em Engenharia de Produção, nas áreas de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância, e Gestão da Qualidade em Bibliotecas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências da Educação da UFSC, professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, e fundadora e líder do Grupo de Pesquisa em Competência em Informação.
Manuel Gama é doutor em Estudos Culturais pela Universidade do Minho (UMinho), mestre em Educação Artística e licenciado em Gestão Artística e Cultural pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Entre 2015 e 2019, realizou estágio de pós-doutorado em Ciências da Comunicação na UMinho, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS/UMinho). Desde 2016, coordena o 2CN-CLab e o Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da UMinho.
Marina Marçal é coordenadora do portfólio de Política Climática e Engajamento do Instituto Clima e Sociedade. Advogada e doutoranda pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), mestra em Relações Étnico-Raciais, Gênero, Raça e Identidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, e em Sociologia e Direito, Conflitos Socioambientais, Rurais e Urbanos pela UFF-RJ. Atuou em escritórios de advocacia e foi analista de Política e Incidência para Setor Privado, Direitos Humanos e Desigualdades na Oxfam Brasil.
Adriana Ferrari é bibliotecária, especialista em Sistemas de Informação e em Gestão da Qualidade. Foi diretora técnica da Biblioteca Florestan Fernandes e do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. Como assessora na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, idealizou e coordenou os projetos das Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos. Atualmente é chefe técnica da Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH/USP, vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, e membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA (International Federation of Library Associations).
Luz Ribeiro é integrante do grupo de pesquisa e teatro Coletivo Legítima Defesa. Escreve desde que fora alfabetizada e nem por isso se acha poeta, sonha com o dia que será poesia. Campeã do FLUP Slam Nacional (2015), do Slam BR (2016) e semifinalista da Copa do Mundo de Slam (2017). Protagonizou um dos capítulos da série "Bravos", na TV Brasil, e é autora dos livros "Eterno contínuo" (2013), "Espanca estanca" (2017) e "Novembro [pequeno manual de como fazer suturas]" (2020). Em tempos de redes sociais, ela ressalta que prefere "pousar em redes de balanços e afetos; @luzribeiropoesia tem alguns seguidores, mas sonha em ter sempre com quem seguir".
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025