Dia da Literatura Brasileira na BVL!
Postado em 29 DE abril DE 2024
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia da Literatura Brasileira é o destaque do mês do nosso acervo. A equipe de acervo da BSP preparou uma lista de livros impressos, e-books e audiolivros sobre o tema para celebrar a data. Confira os títulos e escolha sua leitura!
Nós: uma antologia de literatura Indígena, organizado por Maurício Negro
Nesta belíssima antologia ilustrada, o leitor vai conhecer dez histórias contadas ou recontadas por escritores de diferentes nações indígenas. A menina Yacy-May era tão especial que fez com que o sol se apaixonasse por ela, deixando a lua enciumada. O peixe-boi surgiu a partir da união de Guaporé, filho do grande chefe dos peixes, com Panãby’piã, filha do governante dos Maraguá, e sinalizou a paz entre os humanos e os peixes. A velha misteriosa Pelenosamo tem um dia a casa invadida por uma garota curiosa, que resolve investigar o que ela fazia com os galhos secos que sempre levava recolhia e não dividia com ninguém. Essas são algumas prévias das histórias reunidas nesta antologia, contadas ou recontadas por escritores das nações indígenas Mebengôkre Kayapó, Saterê-Mawé, Maraguá, Pirá-Tapuya Waíkhana, Balatiponé Umutina, Desana, Guarani Mbyá, Krenak e Kurâ Bakairi. Tratando dos mais diversos temas — dos mitos de origem às histórias de amor impossível —, as narrativas conduzem o leitor por situações e desenlaces muito próprios, sempre acompanhadas por um glossário e um texto informativo sobre o povo indígena de origem de cada autor. Esta é uma chance preciosa para todos aqueles que desejam entrar em contato com as raízes mais profundas de nossa cultura, ainda pouco valorizadas e respeitadas, por puro desconhecimento (resumo da livraria Cultura).
História bizarra da literatura brasileira, de Marcel Verrumo
A partir de um olhar curioso e engraçado, História bizarra da literatura brasileira é um mergulho nos mistérios, nas tragédias, nos fatos emocionantes, divertidos e, claro, nas bizarrices envolvendo nossos livros clássicos e seus autores. A partir de uma vasta pesquisa, o autor mostra todos os grandes nomes da nossa literatura, porém com um olhar que os tira do pedestal de pensadores intocáveis e apresenta o seu lado mais humano, comum e, claro, bizarro. O leitor vai descobrir o que aconteceu com a carta de Pero Vaz de Caminha, escrita para livrar um ladrão do exílio e desaparecida por séculos. Vai se assustar com o famoso escritor romântico que previu que iria morrer e se emocionar com a trajetória da esposa de Guimarães Rosa, uma heroína que salvou a vida de centenas de judeus durante a 2ª Guerra Mundial (resumo da livraria Cultura).
Escritos negros: crítica e jornalismo literário, de Tom Farias
A publicação reúne matérias, entrevistas e resenhas sobre a cena literária negra nos últimos trinta anos, tempo em que o jornalista se dedicou ao ofício de produzir fortuna crítica para obras de Conceição Evaristo, Éle Semog, Elisa Lucinda, Salgado Maranhão, Carolina Maria de Jesus, Cristiane Sobral, Maria Firmina dos Reis, Paulo Lins, entre tantos outros escritores negros. Tom Farias é biógrafo de figuras essenciais para se entender a formação cultural brasileira, como José do Patrocínio (1853-1905), Cruz e Sousa (1861-1898) e Carolina Maria de Jesus (1914-1977), reúne além da seleção preciosa de crítica literária, cinquenta verbetes biográficos que dimensionam a atuação de escritores e escritoras negras na literatura brasileira (resumo da Amazon).
A literatura brasileira através dos textos, de Moisés Massaud
Este livro busca oferecer um panorama da literatura brasileira. Dentro de cada uma das onze épocas em que se divide a história literária, o autor procura focalizar os autores tidos para ele como de maior importância, apresentando-se de cada um deles excertos antológicos, os quais precede uma notícia que os situa cronologicamente no quadro das letras brasileiras e segue com um comentário crítico que apresente pontos de interesse (resumo da livraria Cultura).
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BVL também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe trouxe uma lista adicional com sugestões de leitura disponíveis por lá, com o tema do mês.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025