Desvendando a máquina fotográfica e apurando o olhar
Postado em 19 DE junho DE 2018
Informações sobre o tempo de exposição, ISO, obturador, formatos de arquivo, luz, cor, conceitos e muita prática. Assim foi a experiência da turma que participou da oficina de fotografia na BSP. Durante três dias, o fotógrafo Eduardo Marchesan compartilhou com os alunos seus conhecimentos sobre as diversas possibilidades ao se trabalhar com câmera fotográfica.
As aulas começavam com informações teóricas e, em seguida, os alunos partiam para vivenciá-las. Sair para fotografar foi essencial para fixar e colocar em prática as teorias. Apesar de todos quererem colocar a "mão na massa", Marchesan reforçou a necessidade de compreender melhor a fotografia e de transformar a oficina em início de um ciclo de estudo e prática. Dentro desse contexto, segundo ele, a biblioteca tem papel importante: “É um lugar onde as pessoas vão atrás de referências, de conhecimento e a fotografia é um conhecimento. Além de cursos, a pessoa tem acesso a livros, coleções de fotografia e uma estrutura bacana.”
A atividade abordou conceitos básicos e a principal proposta era que as pessoas saíssem sabendo utilizar, de forma apropriada, o equipamento. Na experiência formou-se uma turma composta por pessoas de idades e interesses diversos. Entre eles, aqueles que buscavam uma introdução para seguir carreira na área e até os que queriam apenas conhecer melhor as funções da máquina que possuíam, como Valoli Vieira. Valoli tem 57 anos, é atriz e sempre foi a fotógrafa da família. Ela, que afirma ser “ratinha de cursos e oficinas”, aproveitou a oportunidade para conhecer novas pessoas. Na BSP, por exemplo, ela já fez o curso de cinema, está finalizando o de contação de histórias e agora vai colocar em prática a fotografia.
“Se a minha família tem fotos antigas é graças a minha petulância e intromissão. Depois do curso e dos ensinamentos do Edu, vou conseguir fotografar de forma mais fácil e utilizando a câmera que eu já tenho”, diz ela, que buscou aprender a utilizar uma câmera que tinha há dois anos mas não sabia nem ligar direito.
Com a oportunidade de praticar, os alunos tiraram muitas fotos. Confira o resultado do curso!
[caption id="attachment_50388" align="aligncenter" width="702"]
Daniela Araújo[/caption][caption id="attachment_50389" align="aligncenter" width="702"]
Daniela Araújo[/caption][caption id="attachment_50390" align="aligncenter" width="702"]
Maria Vitoria[/caption][caption id="attachment_50391" align="aligncenter" width="702"]
Julia Santos[/caption][caption id="attachment_50392" align="aligncenter" width="702"]
Laura Dreger[/caption][caption id="attachment_50393" align="aligncenter" width="702"]
Laura Dreger[/caption]E você, que busca novos conhecimentos, fique de olho na programação da BSP. Por aqui, há sempre cursos e oficinas para aprender sobre novos temas ou aprofundar aqueles que você já domina.
Notícias
SP Leituras recebe o Selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo
A SP Leituras foi reconhecida com o Selo de Igualdade Racial 2025, concedido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Postado em 15 DE dezembro DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
