Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Curso online ensina fundamentos do roteiro para cinema; veja programa

Postado em 14 DE maio DE 2020
[caption id="attachment_63559" align="alignnone" width="1280"]O jornalista e cineasta Franthiesco Ballerini. Foto: Arquivo pessoal O jornalista e cineasta Franthiesco Ballerini. Foto: Arquivo pessoal[/caption]

Estão abertas as inscrições para a Oficina Online Roteiro para Cinema, que faz parte da programação da BVL, com o jornalista e cineasta Franthiesco Ballerini. A  partir das 10h desta sexta, dia 15 de maio, basta preencher formulário no site da biblioteca e aguardar confirmação por e-mail. As vagas são limitadas.

Na produção de cinema, os filmes nascem de roteiros. Não se trata de peças literárias, mas de um guia que mistura indicações artísticas e técnicas para diretores, atores e outros profissionais conseguirem realizar na tela a história que será contada. Para escrevê-los, além de criatividade, é necessário dominar uma técnica. Nesta oficina online, Ballerini ensina os fundamentos dessa escrita.

Ao longo de três aulas de três horas cada, os alunos aprenderão as várias fases que precedem o roteiro em si, como a concepção da ideia, o desenvolvimento da storyline e dos personagens, a sinopse e o argumento. Ao final, será proposta uma atividade prática na qual o professor irá analisar ideias, conflitos e personagens para serem desenvolvidos num roteiro de cinema. A seguir, o plano de estudo proposto:

- A jornada do herói – fundamentação dos personagens

- A concepção das ideias

- A construção da storyline e da sinopse

- A concepção do personagem

- A ação dramática

- Exercício prático de concepção de personagem, tema e conflito

Franthiesco Ballerini é jornalista, mestre em Comunicação Social. Trabalhou durante oito anos no Grupo Estado, onde escreveu nas áreas de cidades, economia e cultura e foi editor do caderno Divirta-se, edição interior. Nos últimos cinco anos, exercia a função de repórter e crítico de cinema. É colaborador da Revista Cult, professor da Academia Internacional de Cinema e das Faculdades Integradas Rio Branco, e professor convidado da pós-graduação da FAAP.

Roteiro para Cinema, com o jornalista Franthiesco Ballerini. Indicado para maiores de 16 anos. Carga horária: 9 horas. Vagas limitadas. Inscrições a partir das 10h do dia 15/05, pelo link www.bvl.org.br/inscricao.