Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Curso on-line e gratuito promove reflexão sobre atenção com o ouvir e o falar

Postado em 04 DE março DE 2021
O curso "A Arte da Fala: sobre silêncios, escutas, dizeres" visa propor caminhos reflexivos e exercícios práticos sobre o tema e será realizado nos dias 16 e 18 de março (carga horária de 5 horas), das 15h às 17h30, de forma online. Destinada aos profissionais das áreas da Cultura, Leitura, Literatura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e interessados no assunto, a atividade está com inscrições abertas em http://siseb.sp.gov.br/agenda/. As vagas são limitadas.

A formação foi desenvolvida com o intuito de tratar do descuido contemporâneo com a palavra pública; da crise do conceito de justiça e o seu contágio na constituição da fala; da percepção de um fortalecimento da necessidade do convívio social e a procura de estar com o outro sem um objetivo pragmático ou utilitário; da necessidade de escutar mais devagar, olhar de maneira atenta e demorada, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião e o juízo, falar sobre o que estamos vendo, ouvindo e dizendo.

No primeiro dia, a programação será focada na arte da fala ou bem dizer as palavras públicas e comuns. O segundo encontro será sobre atenção e silêncios, uma forma de generosidade. Quem comandará o curso é Giuliano Tierno, doutor e mestre em Arte e Educação pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu  Narração artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano, ele é sócio-fundador d’A Casa Tombada.

O link para acesso à plataforma do curso será enviado, por e-mail, um dia antes da atividade, que contará com questionário de avaliação e certificado. Importante acrescentar que contaremos com tradução simultânea em Libras.