O Pintando o 7 de hoje traz um passo a passo que vai garantir uma festa musical em sua casa! Você vai aprender a fazer um instrumento que tem vários nomes: maraca, maracá, bapo, maracaxá ou xuatê. De origem indígena, a maraca, como é mais conhecida, é um idiofone de agitamento. Sabe o que isso significa?
Instrumentos idiofones são aqueles que produzem sons com sua própria vibração, como, por exemplo, pratos, triângulo, xilofone, chocalho, xequerê, maraca, etc.
Saiba que a maraca pode ser feita com materiais diferentes como plástico e cabaça. Tais instrumentos sempre são recheados de alguma semente ou grão e, as escolhas influenciam no som que o instrumento terá. O que é muito legal, pois podemos explorar vários tons diferentes em um mesmo instrumento, só diversificando os elementos na hora da produção. Vamos começar?
Você vai precisar de:
- 2 garrafas pet médias ou pequenas;
- 1 rolo de papel toalha ou 2 rolinhos de papel higiênico;
- 1 tesoura sem ponta;
- Durex;
- Sementes, grãos ou cereais (milho, arroz, feijão, etc.).
Passo 1
Corte ao meio o rolo do papel toalha e depois abra-o como no modelo. No caso dos rolinhos de papel higiênico, basta abrir ao meio
Passo 2
Coloque as sementes, os grãos ou os cereais dentro das garrafas e tampe.
Passo 3
Agora, vamos fixar, com durex, os rolos cortados nas pontas das garrafas, pois eles serão os cabos das maracas.
Passo 4
Aperte bem e passe a fita adesiva para firmar o cabo do instrumento.
Passo 5
Use a criatividade na hora de enfeitar. Pode usar tinta guache, lantejoulas, papéis coloridos, lápis colorido, fitas, etc. Agora, sim, tudo está pronto para fazer música!
Gostou? Com o seu instrumento musical de origem indígena pronto, que tal curtir uma história e descobrir palavras em Tupi no programa "Na minha casa cabe o mundo inteiro" com os contadores Lili Flor e Paulo Pixu? Assista
aqui!
Depois que seu objeto estiver pronto, compartilhe com a gente, em fotos e vídeos, como foi a produção musical por aí! É só publicar nas redes sociais, usando as hashtags #culturaemcasa e #BVL.
Importante lembrar que a BVL está com atividades presenciais suspensas. Para mais informações, acesse nossas redes sociais.