Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Contações de histórias movimentam a BVL no fim de semana

Postado em 27 DE novembro DE 2019
Quem gosta de contações de histórias tem opções com variados grupos na Biblioteca de São Paulo (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo). No espaço, às sextas-feiras, a equipe das biblioteca comanda a apresentação, às 15h. No fim de semana é vez de trupes convidadas. A Hora do Conto terá, no sábado, duas contações: uma às 11h30 e outra – esta seguida de bate-papo com a autora Roberta Asse – com Juliana Furlanetti (atividade em parceria com a Fundação Educar DPaschoal) - às 16h; e no domingo, com o pessoal do #BoraLê às 16h.

Confira as atividades programadas (sujeitas a alterações) para os próximos dias por aqui:


30 de novembro (sábado)


10h30 às 11h15 - Lê no Ninho - Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas preenchidas por ordem de chegada.


11h30 às 12h30 - Hora do Conto - Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “Ora, ora, desencana! Quem quer bolo de banana?”, de Ana Terra. Com Juliana Furlanetti. Atividade em parceria com a Fundação Educar DPaschoal. Não é necessário fazer inscrição.


15h às 17h - Jogos para Todos - Oficina de xadrez - Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX - Formação e Orientação de Xadrez. Piso térreo. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.


16h às 17h - Hora do Conto - Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “Musicaligando”, de Roberta Asse.  Com Juliana Furlanetti, seguido de bate-papo com a autora Roberta Asse. Atividade em parceria com a Fundação Educar DPaschoal. Não é necessário fazer inscrição.


1º de dezembro (domingo)


10h30 às 11h15 - Lê no Ninho - Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Vagas preenchidas por ordem de chegada.


16h às 17h - Hora do Conto - Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “A revolução de Aurora”, de Sebastiana Hoyer. Com interpretação em Libras. Com o grupo #BoraLê.  Não é necessário fazer inscrição.


3 de dezembro (terça-feira)


16h30 às 17h30 - Jogos Sensoriais - Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.


4 de dezembro (quarta-feira)


10h30 às 11h30 - Pintando o 7 - Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Confecção de ioiô. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.


16h30 às 17h - Leitura ao Pé do Ouvido - Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. “Aquecimento” para o programa Segundas Intenções: “Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis”, de Jarid Arraes. Não é necessário fazer inscrição.


5 de dezembro (quinta-feira)  


16h às 17h - Luau BVL - O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição.


6 de dezembro (sexta-feira)


15h às 15h30 - Hora do Conto - Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “As cores no mundo de Lúcia”, de Jorge Fernando dos Santos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.


15h30 às 16h30 - Brincando e Aprendendo - Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Jogos inclusivos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.