Contações de histórias movimentam a BSP no fim de semana
Postado em 27 DE novembro DE 2019
Cia. Malas Portam. Foto: Marcelo Nakano.[/caption]Quem gosta de contações de histórias tem opções com variados grupos na Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo). No espaço, às sextas-feiras, a equipe das biblioteca comanda a apresentação, às 15h. No fim de semana é vez de trupes convidadas.
Nos próximos dias, constam da programação na BSP: grupo Três Marias e um João no sábado, 30 de novembro, às 16h e, no domingo, 1º de dezembro, a Cia. Malas Portam, das 12h às 16h (dentro do programa Domingo no Parque) e o grupo #BoraLê às 16h. Importante lembrar que, na BSP, as manhãs de sábado contam ainda com as aulas de yoga às 10h com Amanda Velloso e, para as quais, não é necessário fazer inscrição. Na biblioteca, o programa Jogos para Todos - Oficina de xadrez tem lugar na programação aos sábados, às 11h.
Confira as atividades programadas (sujeitas a alterações) para os próximos dias na sua BSP:
30 de novembro (sábado)
10h às 11h30 - Compartilhando Saberes: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
10h às 11h30 - Visita sensorial - Experimente participar de um passeio diferente pelo espaço por meio dos sentidos. A atividade integra a Virada Inclusiva 2019 e incentiva pessoas com e sem deficiência a estarem juntas, usufruindo um espaço cultural democrático e acessível. A partir de 8 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BSP.
11h às 11h45 - Lê no Ninho - O programa tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de seis meses a 4 anos. Para isso, conta com dois ingredientes-
chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BSP.
11h às 12h13 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Ciclo Outras Paisagens - Exibição do documentário “Aboio” (direção: Marília Rocha, 2005, duração: 73 min, classificação indicativa: 10 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
11h às 13h - Jogos para Todos - Oficina de xadrez - Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas.
Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com a FOX - Formação e Orientação de Xadrez.
16h às 17h - Hora do Conto - Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “A menina enterrada viva”, de Câmara Cascudo. Não é necessário fazer inscrição. Com o Grupo Três Marias e Um João.
1º dezembro (domingo)
11h às 16h - Domingo no Parque - Um pouquinho do que acontece dentro da BSP é levado para o lado de fora, à sombra das árvores do Parque da Juventude. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca.
11h às 11h45 – Sessões do programa Lê no Ninho, com equipe BSP.
12h às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias. Com a Cia. Malas Portam.
14h às 15h25 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Ciclo Outras Paisagens - Exibição de “À margem do concreto” (direção: Evaldo Mocarzel, 2005, duração: 75 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
15h30 às 17h30 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Ciclo Outras Paisagens - Exibição de “Estamira” (direção: Marcos Prado, 2004, duração: 120 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
16h às 17h - Hora do Conto - Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “A revolução de Rapunzel”, de Teca Machado. Com interpretação em Libras. Com o Grupo #BoraLê. Não é necessário fazer inscrição.
3 de dezembro (terça-feira)
15h às 16h - Jogos Sensoriais - Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BSP
4 de dezembro (quarta-feira)
14h30 às 16h52 - Pontos MIS - Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. “Aquarius” (direção: Kleber Mendonça Filho, Brasil, 2016, duração: 142 minutos, classificação indicativa: 16 anos). Parceria Pontos MIS. Não é necessário fazer inscrição.
15h às 16h - Brincando e Aprendendo - Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Jogos sensoriais. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
5 de dezembro (quinta-feira)
15h às 16h - Pintando o 7 - Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Neste mês aprenda a confeccionar divertidos personagens e objetos. Tema do dia: animais. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
6 de dezembro (sexta-feira)
15h às 15h30 - Hora do Conto - Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.
16h30 às 17h - Leitura ao Pé do Ouvido - Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. “Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis”, de Jarid Arraes. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.
Notícias
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
