Confira como foi o encontro online sobre a evolução do videogame
Postado em 07 DE dezembro DE 2020

Com mais de 67 milhões de jogadores no Brasil, o videogame é uma mídia em constante expansão. Além disso, ele integra e dialoga com outras linguagens como livros, filmes e séries. Diante desse cenário, o jornalista João Varella ministrou, no dia 30 de novembro, uma aula expositiva intitulada “Videogame, a evolução da arte”
Em duas horas de encontro, Varella apresentou o videogame como gênero de criação dentro do contexto da tecnologia e da economia, seguindo uma linha cronológica do desenvolvimento dos jogos e dos principais marcos da história.
A extensão dos games para outras mídias também foi assunto da aula. Revistas, canais de youtube, resenhas, portais online, comunidades e até capa de cadernos de cultura e lazer tornaram-se espaços para discutir sobre os jogos digitais.
Outro ponto importante foi a reflexão de que a plataforma, por estar sempre em desenvolvimento, transforma-se em um espaço de inovação, experimentação e criação. E, por não haver limites, abre diálogo para temas sociais, políticos e econômicos em suas narrativas.
O importante é garantir o flow, termo que vem do inglês fluir e que pode ser traduzido como “estado de fluxo” ou “experiência de fluxo”. Esse conceito da década de 70 foi criado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi com o intuito de nomear as boas experiências de fluxo na consciência (aquela sensação que o tempo passa e não é percebido porque estamos muito envolvidos em uma determinada ação).
João Varella é jornalista especializado em tecnologia e economia, além de autor dos livros “Videogame, a Evolução da Arte”, “42 Haicais e 7 Ilustrações”, “A Agenda” e “Curitibocas: Diálogos Urbanos”. Apresentou o documentário “12 Moedas”, da HBO e é fundador da editora Lote 42, além das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí.
Notícias
SP Leituras discute leitura digital e formação de leitores na Bienal do Livro
Postado em 11 DE setembro DE 2026
Viagem Literária reúne mais de 300 participantes na BVL
18ª edição tem como tema Mulheres da Literatura
Postado em 27 DE agosto DE 2026
Viagem Literária leva contação de histórias à Biblioteca de São Paulo
Educadora e contadora de histórias Camila Genaro participa de dois encontros com estudantes da rede pública na Biblioteca de São Paulo
Postado em 07 DE agosto DE 2026
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026

