Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
- A +

Confira a programação de fevereiro na BVL

Postado em 29 DE janeiro DE 2020

O lançamento do livro “Vamos falar da Portela” é um dos destaques de fevereiro na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo). O evento está marcado para o dia 8, sábado, das 15h às 18h, e contará com apresentação musical do Grupo Geração Portela de Paraisópolis. De autoria de Carlos Eduardo Tattá e Paulo Toledo, o livro tem ilustrações de Julia de Paula e conta detalhes sobre a história da escola de samba que tem admiradores no País inteiro.


As contações de histórias prometem agitar os finais de semana na BVL, com o comando da equipe da biblioteca às sextas-feiras às 15h e, aos sábados e domingos, às 16h com artistas e grupos convidados (Cia. Hespérides, Cia. Cantando Conto, Cia. Laurnoar, Paula Dugaich, Irene Tanabe, Grupo #BoraLê, Cia. Mapinguary, Recantação e Grupo Mãos de Fadas). Em 8 de fevereiro, o Domingo no Parque, com a Trupe Pitirilo, abre espaço para a leitura em família e as sessões de contações no Parque Villa-Lobos, das 11h às 16h. Teremos ainda durante o mês, o Clube do Livro EscreViver, no dia 15, sábado, das 14h30 às 17h30, com a participação da escritora, cordelista e poetisa Jarid Arraes. A atividade, com o Coletivo EscreViver, tem vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Já o Clube de Leitura de fevereiro da biblioteca acontecerá na sexta-feira, dia 28, das 15h às 17h e tratará de obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019: “O pai da menina morta”, de Tiago Ferro.


Importante acrescentar que, com inscrições a partir das 10h do dia 18 de fevereiro, a BVL terá, em março, a Oficina Papum de Escrita, com a escritora Índigo. A atividade, indicada para pessoas de todas as idades, será realizada no sábado, 14 de março, das 14h30 às 17h30.


Dica do mês


Este mês, a dica é, além de aproveitar os serviços e programas da BVL, conferir a programação especial do aniversário de 10 anos da Biblioteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo também gerida pela Organização Social SP Leituras. Serão vários dias de festa! E tudo começa logo no dia 1º de fevereiro, sábado, com a abertura, às 11h, da Exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-americana, com curadoria do premiado ilustrador Fernando Vilela e realizada em parceria com o Instituto Tomie Ohtake e a Fundação SM. No domingo, dia 2, é a vez do show-leitura Helio Flanders & As Folhas da Relva (realização: Sesc Santana) acontecer às 15h. No domingo, dia 9, das 10h30 às 13h, acontece a Cerimônia de 10 anos da BSP com Bate-papo com Drauzio Varella, que terá a mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto.


No sábado, 15, o dia começa com o Encontro de Yoga e Meditação no Parque, com Amanda Velloso e Ari Alves, às 10h (ponto de encontro: às 9h40 na frente da BSP); a programação segue com o bate-papo com o escritor Pedro Bandeira, mediado também por Costa Pinto, às 11h; Oficina Minichef, com Andy Giacometti, das 14h às 15h30; às 14, Bate-papo com Cidinha da Silva, Marcelino Freire e Roberta Estrela D´Alva (mediação de Rodrigo Ciríaco); e o espetáculo Os Mequetrefe, com o Grupo Parlapatões, às 16h. No domingo, dia 16, o coletivo Caravana Lúdica realiza, às 11h30, a atividade Jogos do Mundo; haverá sessões de contações de histórias no Parque da Juventude com a Cia. Duo Encantado das 12h às 16h; Oficina de Poesia, com Jonas Samaúma às 13h e Oficina Maker: Corrida Maluca, com Glauco Paiva, às 14h. Tudo será encerrado com a animada apresentação do Agrupamento Musical do Consulado da Portela de São Paulo às 16h, com clássicos do repertório da escola de samba.


Mas a programação da festa vai além e fará da biblioteca palco de um evento que visa a formação geral e crítica de profissionais das áreas de biblioteca, leitura e literatura: o Workshop Internacional Mediação: Uma Biblioteca para Hoje e para Todos, realizado pelo SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) nos dias 13 e 14 de fevereiro (inscrições encerradas). Entre os convidados do evento estão Ignácio de Loyola Brandão e Gonzalo Oyarzún, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Chile. Veja os detalhes das atividades especiais de aniversário da BSP no site https://bsp.org.br/


--


Confira a programação da BVL em fevereiro:


Infantil


Hora do Conto - Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição. Sextas-feiras, às 15h.


7 – “A bruxa Salomé”, de Audrey Wood. Com equipe BVL.


14 – “Yemanjá”, de Carolina Cunha. Com equipe BVL.


21 – “O baú das histórias”, de Gail E. Haley. Com equipe BVL.


28 – “Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa”, de Helena Gomes e Geni Souza. Com equipe BVL.


Sábados e domingos, às 16h.


1 – “A serpente e o vaga-lume”, de Ilan Brenman. Com a Cia. Hespérides.


2 – “A princesa que escolhia”, de Ana Maria Machado. Com a Cia. Cantando Conto.


8 – “As coisas que a gente fala”, de Ruth Rocha. Com a Cia. Luarnoar.


9 – “Monstros doentes”, de Emmanuelle Houdart. Com Paula Dugaich.


15 – “Abrapracabra!”, de Fernando Vilela. Com Irene Tanabe.


16 – “Rodrigo enxerga tudo”, de Markiano Charan Filho. Com o Grupo #BoraLê.


22 – “A velhinha que dava nome às coisas”, de Cynthia Rylant. Com a Cia. Mapinguary.


23 – “Grilo, o adivinho”, de Neil Philip. Com Recantação.


29 – “A esposa do corvo”, de Helena Gomes e Geni Souza. Com interpretação em Libras. Com o Grupo Mãos de Fada.


Lê no Ninho - Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.


Pintando o 7 - Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30 (não haverá atividade no dia 26). Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.


5 – Gravura.


12 – Colagem.


19 - Técnica mista: inspirada em obras da Semana de Arte Moderna.


Brincando e Aprendendo - Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.


7 - Jogos de tabuleiro.


14 - Jogos online.


21 - Queimada.


28 - Programação em Scratch.


Todos os públicos


Lançamento do livro “Vamos falar da Portela”, de Carlos Eduardo Tattá e Paulo Toledo. Ilustrações de Julia de Paula. Apresentação musical com o Grupo Geração Portela de Paraisópolis. Sábado, 8, das 15h às 18h. Não é necessário fazer inscrição.


Domingo no Parque - Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Domingo, 16, das 11h às 16h. Com a Trupe Pitirilo. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca.


Jogos de Videogame - A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.


Jogos Sensoriais - Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30 (não haverá atividade no dia 25). Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.


Jogos para Todos! Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 15h às 17h.  Com a FOX - Formação e Orientação de Xadrez.  Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.


Leitura ao Pé do Ouvido - Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Quartas-feiras, das 16h30 às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.


5 – “A droga do amor”, de Pedro Bandeira.


12 – “O pintinho do vizinho”, de Pedro Bandeira.


19 – “As bruxas”, de Stacy Schiff.


26 – “Depois do foram felizes para sempre”, de Ilan Brenman.


Jovem


Luau BVL - O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 16h às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.


Adulto


Clube de Leitura - Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Sexta-feira, 28, das 15h às 17h. “O pai da menina morta”, de Tiago Ferro (obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019). Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.


Curso de Narração de Histórias - O curso trabalha a potencialidade das narrativas de literatura oral e aspectos relativos à comunicação e expressão.  O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias - como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de histórias ao longo da história universal. Indicado para pessoas à partir de 16 anos. Terças e quintas-feiras, dias 11, 13, 18, 20 de fevereiro e 3, 5, 10 e 12 de março, das 14h30 às 17h30. Realização: Arte Despertar em parceria com a Biblioteca Parque Villa-Lobos. Iniciativa financiada via ProAC – ICMS. Inscrições encerradas.


Clube do Livro EscreViver - Neste mês, a BVL recebe o Clube do Livro organizado pelo Coletivo EscreViver.  A atividade conta com a participação da escritora, cordelista e poetisa Jarid Arraes para uma conversa sobre o livro “Redemoinho em dia quente”. Nascida em Juazeiro do Norte, Jarid tem uma escrita potente, daquelas impossíveis de largar durante a leitura - e inesquecíveis depois. O clube - que acontece mensalmente - é dedicado ao público feminino e tem a finalidade de propor discussões pertinentes por meio de obras literárias escritas, exclusivamente, por mulheres. Sábado, 15, das 14h30 às 17h30. Com o Coletivo EscreViver. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.


--


De olho nas inscrições


Oficina Papum de Escrita - Uma oficina para quem deseja destravar sua escrita e descobrir sua voz literária com técnicas divertidas e muito práticas. Indicado para pessoas de todas as idades. Sábado, 14 de março, das 14h30 às 17h30. Com a escritora Índigo. Inscrições a partir das 10h do dia 18 de fevereiro, pelo link www.bvl.org.br/inscricao .


Tecnologia Dia a Dia – Curso de Smartphone + 60 - Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Carga horária: 24 horas. Inscrições no balcão de atendimento da Biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.


Tecnologia Dia a Dia – Curso de Informática Básico + 60 - Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.  Inscrições no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.


--


Clique aqui para conferir a versão digital do guia de programação. A publicação estará disponível, a partir do início do mês, na versão impressa, no balcão de atendimento da biblioteca.

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado por SP LEITURAS - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.