Como priorizar aquela pilha de livros
Postado em 08 DE abril DE 2015Talvez seja hora de criar um plano de leitura eficiente para estabelecer uma ordem de leituras. Veja algumas dicas que podem te ajudar com este processo.
- Elimine da pilha qualquer livro fora do seu foco de interesse
Então o seu oftalmologista descobriu que você adora ler e resolveu te repassar alguns livros antigos... sobre oftalmologia! A menos que seja um romance policial sobre um oftalmologista que rouba os olhos de seus pacientes, escrito pela Agatha Christie, não tem sentido guardá-lo em sua pilha. Pratique o desapego e passe esses livros adiante. Deixe-os buscar outros leitores que realmente se interessem pelo seu conteúdo. Talvez estas obras cruzem o seu caminho novamente algum dia, mas até lá, reconheça que você tem outras prioridades literárias.
- Analise a sua pilha e separe os livros que mais te agradam
Talvez você não se aguente de esperar para ler o novo livro do seu autor favorito. Ou sente uma vontade incontrolável de pegar a sequência de alguma saga que vem acompanhando há algum tempo. Ou, quem sabe, você só precisa dar algumas boas risadas com os livros mais descontraídos da sua pilha. Leia esses em primeiro lugar. Um leitor satisfeito é um leitor ligeiro, e assim a sua pilha de livros irá reduzir de tamanho cada vez mais rápido.
- Leia o livro que você pegou emprestado
É comum as pessoas não emprestarem seus livros pelo receio de que eles nunca mais sejam devolvidos. Mude as estatísticas, se você pegou um livro emprestado, nada mais sensato do que dar prioridade a esta obra para assim devolvê-la o quanto antes. Pense que, desta forma, quanto menos tempo o livro passar com você, menor será o risco de ocorrer algum acidente (rasgar, molhar ou estragar a capa) com um exemplar que não é seu.
- Considere alternar a leitura de uma obra clássica e uma contemporânea
Pode ser divertido realizar algumas viagens no tempo e transitar entre épocas diferentes nas suas leituras. Melhor ainda quando um livro moderno faz alguma referência a um clássico do passado, e uma leitura puxa outra de forma orgânica.
- Leia um livro que ganhou de um amigo
Sugerir um livro é uma coisa, mas quando um amigo próximo lhe entrega um livro em mãos e diz: 'Leia isto!', significa que ele não só adorou a leitura, como também enxergou alguma coisa nessa obra do qual você provavelmente também gostaria. E pelo jeito esse amigo está disposto a pagar o preço do livro para provar que está certo. Mesmo que você não vire um tiete do autor em questão, pelo menos terá uma boa desculpa para vocês se encontrarem informalmente para discutir o assunto.
- Leia o primeiro livro que estiver prestes a cair na sua cabeça
Se aquele livro do topo da pilha ameaça cair sobre você enquanto dorme, parece que a escolha já foi feita sem a sua participação. Basta selecionar alguns exemplares aleatórios do topo para ler.
Fonte: Dito pelo maldito.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025