'Comecei a gostar do Brasil depois de A Arma Escarlate'
Postado em 28 DE julho DE 2022
A escritora Renata Ventura, autora da série A Arma Escarlate, participou ontem, 28, do evento on-line "A Arma Escarlate e o Mundo Mágico Brasileiro", promovido pela Biblioteca de São Paulo.
Entre o público participante estiveram presentes alunos da EMEF Bartolomeu Lourenço Gusmão. Eles participaram ativamente do encontro enviando muitas perguntas para autora, que contou um pouco sobre como surgiu a ideia de escrever o livro e as características de seu processo de escrita.
A série Arma Escarlate se passa no final dos anos 90 e início dos anos 2000, e conta a história do garoto Hugo, que em 1997, aos 13 anos, se descobre bruxo ao mesmo tempo em que é jurado de morte por um dos chefes do tráfico do morro Santa Marta, onde mora. A partir desse enredo Renata convida o leitor a viajar pela cultura, folclore e história do Brasil.
A escritora contou durante o bate-papo que a sua inspiração vem do universo de um outro bruxo, conhecido mundialmente, Harry Potter, mas ressaltou que o simples fato da trama se passar no Brasil muda completamente o seu desenrolar. A história, o contexto social e as riquezas regionais dão um tempero especial à saga que ajudou, incusive, a quem leu os livros a aprender e a se apaixonar pelo país, como destacou a autora. "Já ouvi leitores me dizerem, comecei a gostar do Brasil depois A Arma Escarlate", apontou.
Ao longo do evento, que durou cerca de meia hora, Renata destacou o seu extenso trabalho de pesquisa e revelou que também não imaginava que o folclore brasileiro poderia ser tão assustador, "é muito mais do que os personagens bonitinhos que vemos na escola", comentou. Em uma das cenas mais aterrorizantes entre os livros da série A Arma Escarlate já lançados, o monstro que protagoniza a passagem, por exemplo, é o "cabeça satânica", um "zumbi cangaceiro" decapitado que tem como característica marcante sua cabeça rolante que apodrece tudo que toca.
Se interessou? É possível fazer o empréstimo virtual dos dois primeiros livros da série pela BibliON!
A BSP promove uma série de eventos como esse, além de atividades presenciais para todas as idades, acesse nossa programação e confira!
Notícias

Viagem Literária irá percorrer 63 cidades do Estado de São Paulo
De 8 a 26 de agosto de 2022, o módulo Contação de Histórias: Jogos e Brincadeiras vai agitar 64 bibliotecas do litoral, região do Grande ABC e interior de São Paulo.
Postado em 25 DE julho DE 2022
Encerramento do Seminário Biblioteca Viva celebra o valor inestimável dos encontros, abraços e experiências!
13a edição fica para a história como o 'Seminário do Abraço'.
Postado em 19 DE julho DE 2022
Clima de ‘abraço’ marca abertura oficial da 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva
Teve início nesta manhã, terça-feira, 5 de julho, a 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – Culturas digitais: movimentos e possibilidades
Postado em 05 DE julho DE 2022
As bibliotecas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Evento realizado no estande de Portugal durante a Bienal Internacional do Livro debate a relação das bibliotecas com a agenda 2030
Postado em 05 DE julho DE 2022