'Comecei a gostar do Brasil depois de A Arma Escarlate'
Postado em 28 DE julho DE 2022
A escritora Renata Ventura, autora da série A Arma Escarlate, participou ontem, 28, do evento on-line "A Arma Escarlate e o Mundo Mágico Brasileiro", promovido pela Biblioteca de São Paulo.
Entre o público participante estiveram presentes alunos da EMEF Bartolomeu Lourenço Gusmão. Eles participaram ativamente do encontro enviando muitas perguntas para autora, que contou um pouco sobre como surgiu a ideia de escrever o livro e as características de seu processo de escrita.
A série Arma Escarlate se passa no final dos anos 90 e início dos anos 2000, e conta a história do garoto Hugo, que em 1997, aos 13 anos, se descobre bruxo ao mesmo tempo em que é jurado de morte por um dos chefes do tráfico do morro Santa Marta, onde mora. A partir desse enredo Renata convida o leitor a viajar pela cultura, folclore e história do Brasil.
A escritora contou durante o bate-papo que a sua inspiração vem do universo de um outro bruxo, conhecido mundialmente, Harry Potter, mas ressaltou que o simples fato da trama se passar no Brasil muda completamente o seu desenrolar. A história, o contexto social e as riquezas regionais dão um tempero especial à saga que ajudou, incusive, a quem leu os livros a aprender e a se apaixonar pelo país, como destacou a autora. "Já ouvi leitores me dizerem, comecei a gostar do Brasil depois A Arma Escarlate", apontou.
Ao longo do evento, que durou cerca de meia hora, Renata destacou o seu extenso trabalho de pesquisa e revelou que também não imaginava que o folclore brasileiro poderia ser tão assustador, "é muito mais do que os personagens bonitinhos que vemos na escola", comentou. Em uma das cenas mais aterrorizantes entre os livros da série A Arma Escarlate já lançados, o monstro que protagoniza a passagem, por exemplo, é o "cabeça satânica", um "zumbi cangaceiro" decapitado que tem como característica marcante sua cabeça rolante que apodrece tudo que toca.
Se interessou? É possível fazer o empréstimo virtual dos dois primeiros livros da série pela BibliON!
A BSP promove uma série de eventos como esse, além de atividades presenciais para todas as idades, acesse nossa programação e confira!
Notícias

Veja como foi a cerimônia de lançamento da Biblioteca Virtual Mais Diferenças
Evento aconteceu na manhã de hoje, 23, no auditório da BSP.
Postado em 23 DE agosto DE 2023
Biblioteca Gabriel García Márquez recebe premiação da IFLA
Título de melhor biblioteca pública de 2023 levou em consideração o design, a sustentabilidade e a conexão social
Postado em 22 DE agosto DE 2023
SP Leituras participa de roda de conversa sobre bibliotecas-parque
Evento foi realizado na Pinacoteca de São Paulo, no dia 17 de junho
Postado em 22 DE junho DE 2023
SP Leituras participa do Seminário Nacional de Cultura e Educação
O evento realizado em Brasília, de 14 a 16 de junho, irá discutir as interfaces entre o Plano Nacional de Cultura, o Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Livro
Postado em 14 DE junho DE 2023