Clube de Leitura Mulheres Negras na Biblioteca discute obra de Jarid Arraes
Postado em 16 DE junho DE 2020
A autora de "Um buraco com meu nome", "As lendas de Dandara", "Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis" e "Redemoinho em dia quente" ouviu a leitura de alguns de seus contos e conversou diretamente com o público presente na sala virtual. O encontro teve a mediação das bibliotecárias e educadoras Carine Souza, Juliane Sousa e Beatriz Nogueira, do Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca.
Participaram do Clube de Leitura na BVL mais de 50 pessoas, a esmagadora maioria de mulheres. Havia gente da capital paulista, do interior, como Carapicuíba e São José dos Campos, e de vários outros Estados, como Amazonas, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e Piauí. Aline Marques, uma das participantes, deixou uma mensagem no chat da transmissão dizendo: "Projeto mais que necessário. A literatura é vida, a literatura negra é libertadora e nos tira da ignorância".

Para primeira leitura, foi escolhido o conto "Boca do Povo", do livro "Redemoinho em dia quente", cuja estrutura foge do tradicional por ter a narrativa composta no formato de verbetes de dicionário. Os contos de Jarid misturam realismo, fantasia, crítica social e uma capacidade de colocar luz na vida das mulheres da região do Cariri, no Ceará.
"Quero ser justa com o Cariri", diz a autora, ao falar da presença do estereótipo da beata entre os personagens do livro. "Porque existe aquela mulher devota, ela também faz parte disso. Ela se relaciona com o inconsciente. Dei um jeito nisso colocando mais humor, absurdo e fantasia. Faz parte do processo de trazer essas mulheres do sertão à luz."
Fernanda Antunes, uma participante que se apresentou como nordestina, disse que ficou emocionada com o conto. "Este livro me leva para as paisagens nordestinas. Há muito tempo uma obra não me leva para o Nordeste. Uma autora Nordestina escrevendo e descrevendo o Nordeste, e o feminino no Nordeste eu nunca tinha lido! Amoooo! Esse texto descoloniza nossos olhares!", escreveu ela.
A BVL continua com atividades presenciais suspensas, mas em nosso site e nossas redes sociais há sempre novidades.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025