Clube de Leitura discute interpretações de "As miniaturas", de Andréa del Fuego
Postado em 06 DE maio DE 2020
Os "oneiros" que atendem nesse prédio são facilitadores de sonhos e atuam sob regras bem rígidas. Além de receberem sempre as mesmas pessoas, eles não podem conhecer ou ter qualquer parentesco com os pacientes. É nesse contexto que um deles se vê diante do filho de uma de suas clientes, uma mulher abandonada pelo marido que sustenta a casa dirigindo táxi. Para ler os dois primeiros capítulos do livro, clique aqui.
Mediada pelo Fabrizio Cordeiro, bibliotecário da SP Leituras, o debate em torno do livro teve a participação de algumas novatas em clubes de leitura e de pelo menos uma blogueira de literatura. Por causa da natureza poética da narrativa e do clima kafkiano envolvendo a trama, houve muita discussão em torno das possíveis interpretações sobre o romance e seu desfecho.
[caption id="attachment_63484" align="alignnone" width="800"]

"Gostei muito da obra", disse Samantha Culceag, que participou pela primeira vez do Clube de Leitura da BVL. "Gosto bastante de obras que deixam espaço para o leitor interpretar." Também estreante nesse formato, Thais Martins estudou burocracia e se interessou justamente pelo labirinto de situações criado pela autora dentro da estrutura do Edifício Midori Filho: "Foi o que me atraiu".
Blogueira de literatura no site Mãe Literatura, Claudia Leonardi disse em sua apresentação que entrou no clube "para experimentar": "Essa parceria com Cia vai ser muito bacana porque tem um leque muito grande de possibilidades. Gostei muito do livro, um dos mais doidos que li nos últimos tempos, porque te tira do lugar comum. Tem uma leitura fluida, mas não muito fácil. Te instiga, te cutuca".
Para Monique Camargo, que disse estar gostando da experiência do "clube virtual", o livro "foge muito do lugar comum". "Fiquei curiosa, porque a última página me deixou atônita. Me deixou muito confusa a relação do filho e da mãe, que me pareceram faces de uma mesma moeda. Fiquei com vontade de participar para ver se alguém chegou à mesma conclusão!".
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025