Clássico de Machado de Assis ganha nova tradução em inglês
Postado em 03 DE junho DE 2020
Machado de Assis aos 57 anos e a capa da nova edição em inglês de "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Foto: Montagem/ Divulgação[/caption]Uma nova tradução para o inglês de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", assinada por Flora Thomson-DeVeaux, foi lançada na coleção Penguin Classics, com introdução do jornalista e escritor Dave Eggers. O texto sobre o clássico de Machado de Assis foi reproduzido pela revista "The New Yorker", na qual Eggers é colaborador. Para lê-lo no original em inglês, basta entrar no site da publicação clicando neste link.
Flora, que vive no Rio de Janeiro, é uma escritora e pesquisadora americana que estudou espanhol e português na Universidade de Princeton e tem um PhD em português e Estudos Brasileiros na Universidade de Brown. Segundo Eggers, sua versão da obra de Machado é "um presente glorioso para o mundo, porque brilha, porque canta, porque é muito engraçada e consegue capturar o tom inimitável de Machado, ao mesmo tempo mordaz e melancólico, autodilacerante e romântico".
"Memórias Póstumas" é, de acordo com o jornalista americano, "um dos livros mais espirituosos, divertidos e, portanto, mais vivazes e atemporais já escritos". No romance, Brás Cubas, um solteirão da aristocracia, resolve narrar do túmulo sua vida de muitos amores e alguns infortúnios. Obra seminal do realismo no Brasil, a sua publicação, em 1881, é antecedida pelo lançamento no formato de folhetim, na “Revista Brasileira”, entre março e dezembro de 1880.
As bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos têm em seu acervo edições em português de "Memórias Póstumas de Brás Cubas". É importante lembrar que, devido às medidas para contenção da pandemia do novo coronavírus, ambas as bibliotecas estão com atividades presenciais suspensas.
Notícias
SP Leituras recebe o Selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo
A SP Leituras foi reconhecida com o Selo de Igualdade Racial 2025, concedido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Postado em 15 DE dezembro DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
