Cinco bons motivos para ler
Postado em 29 DE maio DE 2015Ler torna-nos mais compreensivos
Dizia Schopenhauer, filósofo alemão do século XIX, que “ler quer dizer pensar com uma cabeça alheia, em lugar da própria” e isso é, na verdade, uma grande vantagem. Ler torna o ser humano mais sociável.
Em primeiro lugar, um livro permite que nos coloquemos na pele do outro. Tornamo-nos menos egocêntricos, porque atentamos ao modo como os outros agem e podemos evoluir os nossos próprios comportamentos, diz o The New York Times.
Além disso, ler desenvolve a nossa inteligência emocional, pois ficamos mais capazes de entender os sentimentos e emoções alheios. Isso é mais facilmente conseguido se preferir histórias de ficção, porque temos a tendência de equiparar pessoas imaginárias às reais e extrapolar as relações descritas nos livros, como explica o The Guardian.
E isto acontece porque as redes cerebrais utilizadas para entender a ficção são semelhantes às que temos para interpretar as histórias reais, ajudando-nos a desenvolver capacidades sociais.
A leitura exercita o cérebro
Dedicar-se à leitura é tão benéfico para o cérebro como jogar xadrez ou resolver quebra-cabeças, diz o ABC. Estudos indicam que ler ajuda a prevenir o Alzheimer. Ressonâncias magnéticas feitas em pessoas enquanto liam demonstram que o fluxo sanguíneo no cérebro aumenta nas áreas responsáveis pelas funções executivas. Consequência: uma maior capacidade de concentração.
Quanto mais cedo pegar nos livros, melhor. Este é um hábito que deve ser cultivado desde pequenos: a estrutura das histórias – introdução, desenvolvimento e conclusão – aumenta a atenção das crianças, introduz o conceito de sequência de acontecimentos e ajuda a criar estruturas de causa-efeito.
Além disso, ler tem consequências positivas na cultura das crianças e na erudição, até porque alarga o vocabulário e permite ter aceso a mais informação. E isso tem efeito durante largos anos. A leitura acaba também por moldar a nossa personalidade, principalmente na adolescência.
Ler ajuda a descontrair
Não é porque o cérebro entra numa atividade maior que a leitura é um exercício tão cansativo como correr uma maratona: ler um livro pode mesmo ajudar a relaxar, mais do que ouvir música ou passear num jardim. É por isto que muitas pessoas adormecem enquanto leem um livro durante a noite, explica o The Telegraph.
Pegar num livro não exige folheá-lo
E isto simplesmente porque a tecnologia permite-nos ler com um simples scroll. Os livros eletrônicos são uma boa opção para quem não é amante de livros físicos. Acostuma-se a eles em apenas uma semana de uso e pode ser uma alternativa mais prática.
Mas existem algumas desvantagens, principalmente para livros de estudo: é mais difícil de memorizar o livro. Grande parte dos livros eletrônicos tem os textos dispostos numa única página, o que dificulta a memória visual: muita da informação que detemos enquanto lemos é facilitada por recordarmos a sua posição do livro. Nos livros eletrônicos essa orientação é mais complicada, conclui o Time.
Ler é sexy
Esta afirmação tem muitos argumentos capazes de a sustentar. Como explicado anteriormente, ler aumenta as nossas capacidades cognitivas. Por outras palavras, torna-nos mais inteligentes: aumenta a compreensão, ajuda-nos a resolver problemas mais depressa e aumenta a inteligência emocional.
A verdade é que procuramos tudo isto nos companheiros que escolhemos: “traços como a linguagem, o humor e a inteligência têm evoluído em ambos os gêneros porque são sexualmente atraentes”, revela o psicólogo Geoffrey Miller ao The Telegraph.
Fonte: Observador.pt
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025