Centro Cultural Aúthos Pagano oferece curso de Contação de Histórias
Postado em 06 DE outubro DE 2017O Curso de Contação de Histórias aborda as narrativas orais como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão, explora as diferenças entre lendas, mitos, fábulas, história de origem e contos de fadas. Também mostra a relação da literatura oral com a música, ensinando técnicas de interpretação, oralidade e improvisação, lembrando o papel do contador ao longo da história. A faixa etária indicada é de 16 anos e a ação acontece aos sábados, nos dias: 21 e 28 de outubro, 11, 18 e 25 de novembro e 2 de dezembro, das 9 às 13 horas. A inscrição pode ser realizada pelo e-mail: agenda@centroculturalauthospagano.org.br.
No domingo, 29 de outubro, às 11 horas, a é a vez do Quarteto de Cordas da Emesp. Pensando no aprimoramento constante dos alunos, a Emesp Tom Jobim criou, em 2012, os Grupos Artísticos, que trabalham repertórios que abrangem tanto música erudita quanto popular, obras originais e arranjadas, de compositores brasileiros e estrangeiros.
Em 2017, esses conjuntos contemplarão diversas formações instrumentais, o que possibilitará aos alunos vivências musicais distintas. As atividades artísticas estimulam os integrantes a divulgar o que é aprendido dentro da sala de aula, em espaços públicos e equipamentos culturais da cidade.
No dia, se apresentarão os alunos: Arthur Lima Marcelino (violino), Lucas Alvares (violino), Camila Ribeiro Rodrigues (viola), Alan Sanches Choque (cello).
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE OUTUBRO
CURSO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A ideia é trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão. O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias - como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal.
Indicado para pessoas a partir de 16 anos, que estejam preferencialmente cursando o ensino médio.
Sábados: 21 e 28 de outubro, 11, 18, 25 de novembro e 2 de dezembro, das 9 às 13 horas.
Carga horária: 24 horas.
Realização: Associação Arte Despertar (ProAC)
Inscrições: agenda@centroculturalauthospagano.org.br
APRESENTAÇÃO MUSICAL: QUARTETO DE CORDAS
Domingo, 29, às 11 horas.
Com Arthur Lima Marcelino (violino), Lucas Alvares (violino), Camila Ribeiro Rodrigues (viola), Alan Sanches Choque (cello), alunos da Emesp .
Não é necessário inscrição.
Pensando no aprimoramento constante dos alunos, a Emesp Tom Jobim criou, em 2012, os Grupos Artísticos Emesp, que trabalham repertórios que abrangem tanto música erudita quanto popular, obras originais e arranjadas, de compositores brasileiros e estrangeiros. Em 2017, esses conjuntos contemplarão diversas formações instrumentais, o que possibilitará aos alunos vivências musicais distintas. As atividades artísticas estimulam os integrantes a divulgar o que é aprendido dentro da sala de aula, em espaços públicos e equipamentos culturais da cidade.
Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano
O Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciado pela organização social de cultura SP Leituras. Está instalado numa casa em estilo modernista construída em 1929, o terceiro imóvel da cidade a abandonar os adornos e apresentar um visual limpo e com linhas retas, levando a assinatura do arquiteto Gregori Warchavchik. Foi inaugurado em 1982 e atualmente promove atividades ligadas a diversas expressões artísticas, como dança, coro e oficinas literárias. É um importante ponto de cultura na zona oeste da capital paulista.
SP Leituras
A SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – é uma organização social sem fins lucrativos, criada em maio de 2010. É uma instituição de natureza cultural, engajada em ações relacionadas à propagação do gosto pela leitura em todos os segmentos da população, aos mais variados públicos, com atenção especial a pessoas com deficiência. É responsável pela gestão da Biblioteca de São Paulo (BSP), localizada no Parque da Juventude (antigo presídio do Carandiru), e da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), situada no Parque Villa-Lobos, na zona oeste. Também coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), que realiza a qualificação de equipes das bibliotecas dos 645 municípios paulistas, além de promover mais de 400 eventos culturais em todo o Estado.