Centro Cultural Aúthos Pagano oferece curso de Contação de Histórias
Postado em 06 DE outubro DE 2017
O Curso de Contação de Histórias aborda as narrativas orais como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão, explora as diferenças entre lendas, mitos, fábulas, história de origem e contos de fadas. Também mostra a relação da literatura oral com a música, ensinando técnicas de interpretação, oralidade e improvisação, lembrando o papel do contador ao longo da história. A faixa etária indicada é de 16 anos e a ação acontece aos sábados, nos dias: 21 e 28 de outubro, 11, 18 e 25 de novembro e 2 de dezembro, das 9 às 13 horas. A inscrição pode ser realizada pelo e-mail: agenda@centroculturalauthospagano.org.br.
No domingo, 29 de outubro, às 11 horas, a é a vez do Quarteto de Cordas da Emesp. Pensando no aprimoramento constante dos alunos, a Emesp Tom Jobim criou, em 2012, os Grupos Artísticos, que trabalham repertórios que abrangem tanto música erudita quanto popular, obras originais e arranjadas, de compositores brasileiros e estrangeiros.
Em 2017, esses conjuntos contemplarão diversas formações instrumentais, o que possibilitará aos alunos vivências musicais distintas. As atividades artísticas estimulam os integrantes a divulgar o que é aprendido dentro da sala de aula, em espaços públicos e equipamentos culturais da cidade.
No dia, se apresentarão os alunos: Arthur Lima Marcelino (violino), Lucas Alvares (violino), Camila Ribeiro Rodrigues (viola), Alan Sanches Choque (cello).
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE OUTUBRO
CURSO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A ideia é trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão. O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias - como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal.
Indicado para pessoas a partir de 16 anos, que estejam preferencialmente cursando o ensino médio.
Sábados: 21 e 28 de outubro, 11, 18, 25 de novembro e 2 de dezembro, das 9 às 13 horas.
Carga horária: 24 horas.
Realização: Associação Arte Despertar (ProAC)
Inscrições: agenda@centroculturalauthospagano.org.br
APRESENTAÇÃO MUSICAL: QUARTETO DE CORDAS
Domingo, 29, às 11 horas.
Com Arthur Lima Marcelino (violino), Lucas Alvares (violino), Camila Ribeiro Rodrigues (viola), Alan Sanches Choque (cello), alunos da Emesp .
Não é necessário inscrição.
Pensando no aprimoramento constante dos alunos, a Emesp Tom Jobim criou, em 2012, os Grupos Artísticos Emesp, que trabalham repertórios que abrangem tanto música erudita quanto popular, obras originais e arranjadas, de compositores brasileiros e estrangeiros. Em 2017, esses conjuntos contemplarão diversas formações instrumentais, o que possibilitará aos alunos vivências musicais distintas. As atividades artísticas estimulam os integrantes a divulgar o que é aprendido dentro da sala de aula, em espaços públicos e equipamentos culturais da cidade.
Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano
O Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciado pela organização social de cultura SP Leituras. Está instalado numa casa em estilo modernista construída em 1929, o terceiro imóvel da cidade a abandonar os adornos e apresentar um visual limpo e com linhas retas, levando a assinatura do arquiteto Gregori Warchavchik. Foi inaugurado em 1982 e atualmente promove atividades ligadas a diversas expressões artísticas, como dança, coro e oficinas literárias. É um importante ponto de cultura na zona oeste da capital paulista.
SP Leituras
A SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – é uma organização social sem fins lucrativos, criada em maio de 2010. É uma instituição de natureza cultural, engajada em ações relacionadas à propagação do gosto pela leitura em todos os segmentos da população, aos mais variados públicos, com atenção especial a pessoas com deficiência. É responsável pela gestão da Biblioteca de São Paulo (BSP), localizada no Parque da Juventude (antigo presídio do Carandiru), e da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), situada no Parque Villa-Lobos, na zona oeste. Também coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), que realiza a qualificação de equipes das bibliotecas dos 645 municípios paulistas, além de promover mais de 400 eventos culturais em todo o Estado.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025