BVL comemora aniversário de 7 anos com música, teatro e contação de histórias
Postado em 13 DE dezembro DE 2021
Música, teatro, intervenções artísticas, oficina de colagem e muita contação de histórias. Não faltou diversão para quem prestigiou a festa de aniversário de 7 anos da Biblioteca Parque Villa-Lobos, realizada no dia 12 de dezembro e inspirada na temática da Semana de Arte Moderna de 1922.
O dia ensolarado foi perfeito para as atividades ao ar livre do programa Domingo no Parque. A atriz Marina Bastos acompanhada pelos músicos Clarissa Angelo e Felipe Miyake divertiram a criançada contando a história de vida do menino Heitor Villa-Lobos, entremeada por canções do compositor, como Sapo Cururu e O Cravo Brigou com a Rosa. “Foi muito bom ver que o público está voltando a frequentar os eventos na cidade. Dá para perceber o quanto as crianças estão felizes em socializar com as outras crianças, elas cantam, dançam, conversam, é uma energia que alimenta a gente também”, observam as artistas Marina e Clarissa. No encerramento de cada sessão, o Grupo Villa do Choro fazia uma apresentação musical com as composições de Villa-Lobos.
Dentro da biblioteca, o dia começou com a distribuição de bexigas e com as intervenções artísticas da Cia Articularte, que levaram os personagens do espetáculo “A Cuca Fofa de Tarsila” para interagir com o público. Os bonecos do boi da lua, a negra Tarsila e a araponga proporcionaram momentos de encenação com os brinquedos das crianças. Denise Feitosa estava com o filho Nicolas, de 4 anos, e afirmou que gostam muito de passear na biblioteca quando visitam o parque. “A prateleira de brinquedos é o mais atrai a atenção dele”, conta.
O programa Lê no Ninho, voltado para crianças de 6 meses a 4 anos, também fez parte da comemoração. Nas duas sessões realizadas ao longo do dia, a equipe da BVL leu os livros Festa de Aniversário, de Ilan Brenmann e Fernando; Nhac, de Carolina Rabei e Um leão dentro de nós, de Raquel Bright e Jim Field.
Teve também uma oficina voltada para a arte da colagem. Com uma palestra bem didática, o artista plástico Silvio Alvarez traçou um paralelo entre as obras dos grandes mestres da pintura com a colagem, explicando que a técnica é utilizada em inúmeros movimentos artísticos, como dadaísmo, cubismo, expressionismo e pop art. “A colagem me atrai porque é uma arte atemporal, extremamente criativa e feita com materiais que temos à mão, além de ser adaptável a qualquer plataforma, como a arte digital”, diz.
Maria Cecília Souza Feitosa, de 6 anos, estava ansiosa para fazer os recortes de revistas propostos pelo artista. “Ela frequenta a biblioteca desde os 4 anos e acho muito importante a criança ter contato com os livros para valorizar o hábito da leitura e também conhecer outras formas de arte, já que ela gosta tanto de desenhar”, conta o pai Maurício.
A Cia Articularte voltou à cena para fazer o encerramento da festa com o espetáculo teatral Portinari Pé de Moleque. “Nossa intenção com essa animação criada em 2001 jamais foi a didática, ou seja, explicar cada uma das obras do Cândido Portinari, mas sim mostrar o trabalho do artista de forma leve e criativa, apresentando no formato de fantoches as pessoas que ele eternizou nas pinturas”, diz Dario Uzam, diretor e dramaturgo do grupo. Um dos pontos fortes da apresentação foi a interação com o público, que deu o tom à peça e ajudou a desenvolver a narrativa da história. “É muito bom voltar a ter contato com o público e fazer essa troca que o audiovisual não proporciona”, finaliza.
As comemorações do mês de aniversário da BVL começaram no dia 6 de dezembro com a presença do professor, filósofo e historiador Leandro Karnal, no programa Segundas Intenções. A gravação do bate-papo do escritor com o jornalista Manuel da Costa Pinto já está disponível no nosso canal no YouTube.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025