BSP recebe prêmio de fomento à leitura do Instituto Pró-Livro
Postado em 19 DE dezembro DE 2016Nesta quinta-feira, 15 de dezembro, a Biblioteca de São Paulo (BSP) recebeu o Prêmio IPL – Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro, em evento na capital paulista. Em sua primeira edição, o concurso reconhece e homenageia organizações que promovem ações de fomento à leitura. A instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo está destacada como uma das três melhores bibliotecas do Brasil, ao lado da Biblioteca Pública Estadual do Acre e das Bibliotecas Parque Estadual Rio de Janeiro.
“Certamente muitas outras mereciam esse prêmio, mas, nesse lançamento quase simbólico, serão homenageadas aquelas que, segundo os especialistas, atenderam aos principais critérios que orientaram essa indicação, como: reconhecimento, relevância, abrangência, continuidade, história e inovação”, afirma Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro.
Quem recebeu o Prêmio foi a coordenadora da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL), Silvia Antibas, a diretora da Biblioteca de São Paulo, Sueli Motta e Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leitura, organização social que faz a gestão do equipamento. Pierre disse que é necessário reconhecer os saberes das pessoas e colocá-las no centro das atividades para que as novas propostas de bibliotecas tenham êxito.
“A Biblioteca de São Paulo faz parte de um grupo de bibliotecas que têm mostrado que o investimento em biblioteca pública quando feito de modo adequado, colocando o foco onde deve ser colocado, tem uma resposta muito positiva. Eu me lembro que, quando comecei a trabalhar com a BSP, uma pessoa me perguntou como a gente estava lidando com a perda de público das bibliotecas. Eu falei que desconheço esse assunto, pois as bibliotecas que estão se modernizando, não estão perdendo público, muito pelo contrário, estão ganhando. E o que significa estar modernizando? Significa colocar as pessoas no centro. Entender que o cerne da biblioteca não é o acervo ou o livro, e sim as pessoas. E reconhecer isso, significa reconhecer os saberes das pessoas que estão indo à biblioteca. E trocar com esses saberes. E os projetos que vão nesse sentido, me parecem que são os projetos vencedores de biblioteca”, discursou.
O Instituto Pró-Livro (IPL) foi criado 2007 pelas entidades Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Ao longo de sua história, tem comandado uma série de iniciativas visando fomentar a leitura, difundir o livro e transformar o Brasil em um país de leitores.
Conheça os vencedores:
Categoria Cadeia Produtiva:
Companhia das Letras (Editora Schwarcz) – Projeto Clube de Leitura – em Presídios
Instituto Ecofuturo (mantenedora: Suzano Papel e Celulose) – Projeto Bibliotecas Comunitárias – Ler é Preciso.
Skoob – (Portal de compartilhamento sobre livros e leituras pelos leitores)
Categoria ONGs:
ACEC – Associação Cultural Estudos Contemporâneos – Flupp – A Festa Literária das Periferias.
Associação Vaga Lume – Expedição Vaga Lume
Fundação Itaú Social – Programa Itaú Criança – Campanha “Leia para uma criança”
Categoria Mídia:
Fundação Volkswagen – Plataforma do Letramento (coordenação técnica CENPEC)
GloboNews Literatura
Revista Emília
Categoria Bibliotecas:
Biblioteca de São Paulo (BSP)
Biblioteca Pública Estadual do Acre
Bibliotecas Parque Estadual Rio de Janeiro