Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

BSP é parte de história marcada pela emoção e transformação

Postado em 17 DE março DE 2021


[caption id="attachment_64509" align="aligncenter" width="1046"]Gilson. Foto: Arquivo pessoal. Gilson. Foto: Arquivo pessoal.[/caption]


Sócio da BSP desde novembro de 2016, Gilson compartilhou um pouco de sua história com a nossa equipe de acolhimento, enquanto, desempregado, morava em um albergue. O tempo passou e o momento vivido por ele também. Em fevereiro e março deste ano, Gilson voltou, mas em uma etapa diferente de sua trajetória: aos 52 anos, agora trabalhando, veio substituir colega de uma das empresas que atendem a biblioteca.

Ele, que sempre teve um comportamento discreto, entre as buscas nas prateleiras e o uso dos computadores, faz questão de deixar seu agradecimento à BSP. Nós também, Gilson! Sua presença enche de significado e emoção tudo o que realizamos aqui. Recém-chegado de Recife (PE), lembra bem da época em que passava parte dos seus dias folheando os jornais, em busca de emprego e de uma vida melhor. "A biblioteca foi um extraordinário divisor de águas na minha vida", diz ele. Agora com carteira de trabalho assinada, Gilson não se esquece do tempo em que lia, enquanto aguardava sua vez no computador, para acessar um mundo de possibilidades pela internet. Para ele, a BSP fez toda a diferença na história que agora traça, morando em uma casa alugada na Barra Funda, e sonhando com dias ainda melhores.

Contamos com um trabalho que poucos conhecem e que reúne os esforços de uma equipe de Serviço Social. Esse time, durante a pandemia e com a necessidade de distanciamento social e isolamento, tem ampliado seu alcance e atuado para manter contato com o público em situação de vulnerabilidade. São trabalhos junto aos Centros de Acolhida, nas imediações das bibliotecas, com ações para crianças e jovens dos abrigos, bem como às comunidades do entorno e da Fundação Casa.

O acolhimento vem sendo realizado de forma presencial, desde 2015, na BSP e, desde 2019, na Biblioteca Parque Villa-Lobos. É um momento importante de conexão e escuta do público. Os diálogos são pautados por temas que abordam saúde, família, trabalho, atualidades etc. Entre junho e dezembro do ano passado, foram 24 encontros, com 305 participantes. Clique aqui e confira um dos registros dessas atividades.



[caption id="attachment_64463" align="aligncenter" width="4128"]Foto: Equipe SP Leituras. Foto: Equipe SP Leituras.[/caption]