Bibliotecas móveis em táxis
Postado em 21 DE novembro DE 2013Um projeto está deixando o tempo que se passa no congestionamento menos estressante. Cerca de dois mil carros cadastrados na empresa de chamada de táxi Easy Taxi estão percorrendo a cidade de São Paulo com a Bibliotaxi, uma espécie de biblioteca móvel.
Um bom livro é o melhor remédio para ocupar o tempo – ainda mais para quem está preso em um megatrânsito na Marginal Tietê ou na Avenida 23 de Maio na hora do rush. A boa notícia é que a leitura não precisa acabar junto com a corrida. Quem gostar da obra pode levá-la para casa. De graça.
"Gostou do livro? Então leve para casa." É o aviso na sacola recheada de títulos dentro de cada automóvel. De romances da literatura brasileira à filosofia do alemão Friedrich Nietzsche, a oferta é variada.
A devolução da obra não é obrigatória, já que a proposta da iniciativa cultural é justamente fazer com que os livros circulem, assim como os táxis, pela cidade. No entanto, quem preferir devolvê-la pode depositá-la em qualquer carro conveniado à Easy Taxi.
"O interessante é que haja uma rotatividade. É muito bacana que as pessoas levem o livro para casa, porque isso pode estimulá-las a doar outras obras que só vão acrescentar ao nosso acervo", disse Tallis Gomes, 26 anos, fundador da startup Easy Taxi.
Aplicativo – Para utilizar um dos carros filiados à Easy Taxi basta baixar o aplicativo homônimo gratuitamente na App Store ou na Google Play, preencher um cadastro e pedir um veículo.
Todos os taxistas credenciados pela Easy Taxi recebem um kit da Bibliotaxi com cinco livros. Os temas são variados e aproximadamente 12 mil livros já foram doados pelos próprios passageiros.
Um deles está nas mãos de Flávio Carvalho, 23 anos, analista de produtos. No primeiro dia em que o projeto começou a funcionar, Carvalho ficou surpreso ao encontrar o livro Cem anos de solidão, do colombiano Gabriel García Márquez, na biblioteca móvel.
"Tenho muitos livros dele (Márquez), mas ainda não tinha esse. Por ser tão famoso, achava pouco provável encontrá-lo em um táxi e em ótimo estado de conservação. Ter essa surpresa no trânsito caótico de São Paulo até melhora o dia", disse.
Quem quiser doar livros pode deixá-los dentro da Bibliotaxi quando chamar o veículo pelo aplicativo ou enviar um e-mail para contato@easytaxi.com.br.