Bibliotecas estaduais propõem oficinas e cursos em julho
Postado em 22 DE junho DE 2021
Um novo olhar sobre os desafios da carreira, inspirado na natureza, é tema de um encontro que a BSP propõe, com a Moetá. Entre cursos e oficinas, há também opções para estudantes que buscam afiar os conhecimentos da gramática para o vestibular e interessados em desenhar suas próprias HQs. Uma oficina intensiva de audiovisual para mídias sociais consta da programação da biblioteca em julho. Já na BVL, o curso de narração de histórias é voltado aos que querem aprender mais sobre como contá-las, utilizando técnicas de comunicação. As atividades têm vagas limitadas. Confira abaixo as datas e informações, e não perca a oportunidade de aprender e desenvolver novos talentos.
Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos. Importante lembrar que a BSP e a BVL estão com atividades presenciais de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, atendendo às medidas da fase de transição do Plano São Paulo. Para saber mais sobre a programação das bibliotecas, acesse os sites www.bsp.org.br e www.bvl.org.br e nossas redes sociais.
Biblioteca de São Paulo
Oficina Analfabetos Personagens da Literatura: do estigma à vida. Online. Sábados, 10, 17, 24 e 31 de julho, das 10h às 13h. Com Maurina Lima Silva. Indicada para maiores de 16 anos. Inscrições abertas em www.bsp.org.br/inscricao. Esta atividade integra o Literatura Brasileira no XXI, projeto em parceria com a Unifesp (https://lbxxi.org.br).
Curso de Gramática e Interpretação Textual para o Vestibular. Online. Terças e quintas-feiras, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de julho, das 10h às 12h30. Com Naiara Costa dos Santos. Indicado para maiores de 16 anos. Inscrições a partir do dia 24 de junho em www.bsp.org.br/inscricao.
Tecnologia Dia a Dia – Oficina Virtual de Smartphone +60 – Online. De 13 a 29 de julho, com aulas sempre às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h (Turma 8), pelo aplicativo Whatsapp. Para maiores de 60 anos. Pré-inscrições podem ser feitas pelo link www.bsp.org.br/inscricao.
Palestra Carreiras Fluidas: afinal, o que a natureza faria em nosso lugar? Online. Sexta-feira, 16 de julho, das 16h às 17h30. Com a Moetá. Indicada para maiores de 14 anos. Inscrições a partir do dia 25 de junho em www.bsp.org.br/inscricao.
Oficina Introdução Prática às HQs. Presencial. Sábado, 17 de julho, das 13h às 16h. Com Thiago Souto Pereira. Indicada para maiores de 14 anos. Inscrições a partir do dia 29 de junho em www.bsp.org.br/inscricao. Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana.
Oficina Intensiva de Audiovisual para Mídia Sociais. Online. Quinta-feira, 22 de julho, das 14h30 às 17h30. Com Patricia Bernal. Indicada para maiores de 16 anos. Inscrições a partir do dia 30 de junho em www.bsp.org.br/inscricao.
Biblioteca Parque Villa-Lobos
Curso de Narração de Histórias – Dias 2, 7, 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de julho e 4 de agosto, das 10h30 às 12h30. Com o grupo Arte Despertar. Indicado para maiores de 16 anos. Inscrições abertas em www.bvl.org.br/inscricao. Atividade em contrapartida ao ProAC.
Tecnologia Dia a Dia – Oficina Virtual de Smartphone +60 – Online. De 14 a 30 de julho, com aulas sempre às quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h (Turma 8), pelo aplicativo Whatsapp. Para maiores de 60 anos. Pré-inscrições podem ser feitas pelo link www.bvl.org.br/inscricao.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025