Bibliotecas estaduais oferecem programação divertida para todos os públicos
Postado em 07 DE julho DE 2021
Para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças, nossa proposta é uma oferta variada de histórias da literatura infantojuvenil, contadas pelas equipes das bibliotecas e por grupos convidados. Com seus familiares ou cuidadores, as crianças menores – de 6 meses a 4 anos – podem aproveitar o programa Lê no Ninho, experiência lúdica e de interação com a leitura. O Luau, um espaço único para desfrutar de música, literatura e poesia, é a pedida para os jovens. E, neste mês de julho, o Sarau da BVL traz a temática da capoeira. Confira as datas e horários abaixo e participe!
Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos. Importante lembrar que a BSP e a BVL estão com atividades presenciais de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, atendendo às medidas da fase de transição do Plano São Paulo. Para saber mais sobre a programação das bibliotecas, acesse os sites www.bsp.org.br e www.bvl.org.br e nossas redes sociais.
Biblioteca de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana.
Brincando e Aprendendo. Presencial. Brincadeiras, jogos e gincanas. Quintas-feiras, 8, 15, 22 e 29 de julho, das 14h às 15h. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Indicada para crianças a partir de 6 anos.
Oficina de Xadrez. On-line. Quinta-feira, 8 de julho, das 16h às 17h na página do Facebook da biblioteca (@BSPbiblioteca). Com Kaiser Luiz Mafra. Indicada para jogadores intermediários e avançados.
Hora do Conto. Presencial. Sextas-feiras, 9, 16, 23 e 30 julho, das 15h às 15h30. Com equipe da BSP. Sábados e domingos, das 14h às 14h45, com grupos convidados. Dia 9, das 15h às 15h30, ação voluntária realizada pelos alunos do Curso Técnico de Teatro da ETEC de Artes. Coordenação: Lana Sultani, Coordenadora do Curso de Teatro ETEC de Artes (com Aiza e Ramon Santos, e Talitha Senna e Thami Sousa). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Sábados e domingos, das 14h às 14h45.
10/7 – A morte e o fujão, de Ernani Ssó. História em português e Libras. Com a Cia. Arte Raiz.
11/7 – O Flautista misterioso e os ratos de Hamelin, de Braulio Tavares. Com a Cia. Terezinha de Contação de Histórias.
17/7 – Ubuntu, de Celina Bodenmumeller e Fabiana Prando. Com a Cia. Mapinguary.
18/7 – Mandela - Nelson Mandela, de Maria Julia Maltese. Com a Cia. Oyaô.
24/7 – O Guardião da Folia, de Rogério Andrade Barbosa. Com a Cia. Som em Prosa.
25/7 – E o dente ainda doía, de Ana Terra. Com a Cia. Malas Portam.
31/7 – O menino que gostava de pássaros, de Isabel Minhós Martins. Com Recantação.
Lê no Ninho. Presencial. Sábados e domingo, 10, 18 e 24, das 11h às 11h45. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Vivência em Libras. Presencial. Sábados e domingos, 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de julho, das 14h45 às 15h15. Com Wesley Leal. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
Pintando o 7. Presencial. Pintar, desenhar, colar e criar. Terças-feiras, 13, 20 e 27 de julho, das 11h às 12h. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Indicada para crianças a partir de 7 anos.
Luau. Presencial. Quintas-feiras, 15 e 29 de julho, das 15h às 16h. Com equipe BSP. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
Biblioteca Parque Villa-Lobos
Av. Queiroz Filho, 1205 - Alto de Pinheiros.
Pintando o 7. Presencial. Pintar, desenhar, colar e criar. Quintas-feiras, 8, 15, 22 e 29 de julho, das 11h às 12h. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Indicada para crianças a partir de 7 anos.
Luau. Presencial. Quintas-feiras, 8 e 22 de julho, das 15h às 16h. Com equipe BVL. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
Hora do Conto. Presencial. Sextas-feiras, 9, 16, 23 e 30 de julho, das 15h às 15h30. Com equipe da BVL. Sábados e domingos, das 14h às 14h45, com grupos convidados. Dia 9, das 15h às 15h30, ação voluntária realizada pelos alunos do Curso Técnico de Teatro da ETEC de Artes. Coordenação: Lana Sultani, Coordenadora do Curso de Teatro ETEC de Artes (com Lun Bircol e Inara Cezar; Mayra Guanaes, Vitória Savini e Luciana Felix; e Silvia Lys e Naju Ribeiro). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Sábados e domingos das 14h às 14h45
10/7 – Cecília, Carolina e Coralina, livremente inspirada nas trajetórias de vida das autoras Maria Carolina de Jesus, Cora Coralina e Cecília Meireles. Com a Cia. Som em Prosa.
11/7 – Lolo Barnabé, de Eva Furnari. Com Recantação.
17/7 – Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque. Com a Cia. Imaginária de Teatro.
18/7 – Mandela: o africano de todas as cores, de Alain Serres. Com a Cia. Mapinguary.
24/7 – A morte e a velha, de Ernani Ssó. História em português e Libras. Com a Cia. Arte Raiz.
25/7 – Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Com a Cia. Terezinha de Contação de Histórias.
31/7 – O nome do sol, de Edimilson de Almeida Pereira. Com a Cia. Oyaô.
Vivência em Libras. Presencial. Com Glauber Lethieri. Sábados e domingos, 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de julho, das 14h45 às 15h15. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
Lê no Ninho. Presencial. Sábado e domingos, 11, 17 e 25, das 11h às 11h45. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Brincando e Aprendendo. Presencial. Brincadeiras, jogos e gincanas. Terças-feiras, 13, 20 e 27 de julho, das 14h às 15h. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Indicada para crianças a partir de 6 anos.
Oficina de Xadrez. On-line. Quinta-feira, 22 de julho, das 16h às 17h na página do Facebook da biblioteca (@BVLbiblioteca). Com Kaiser Luiz Mafra. Indicada para jogadores iniciantes e intermediários.
Sarau na BVL. Presencial. Quinta-feira, 29 de julho, das 15h às 16h. Com o Sarau Musical da Capoeira. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025