Bibliotecas estaduais celebram o Dia da Biblioteca com consolidação do espaço virtual
Postado em 09 DE abril DE 2021
Localizada na zona norte da capital paulista, no Parque da Juventude, a BSP tem 11 anos e a BVL, inserida no Parque Villa-Lobos, abriu suas portas em 2015. Estes espaços foram concebidos com foco no conceito de Biblioteca Viva, de incentivo à leitura na formação dos cidadãos, e estão estruturados em três pilares: acervo físico e digital, programação cultural, e serviços como o de assistência social, que oferece acolhimento e auxilia pessoas que vivem nas comunidades próximas. Além disso, as bibliotecas funcionam como laboratório de práticas da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, sediando permanentemente cursos e eventos organizados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), voltados para a capacitação das equipes das bibliotecas públicas municipais, integrantes do sistema.
Com as atividades presenciais suspensas até 11 de abril, atendendo às medidas de prorrogação da fase emergencial do Plano São Paulo, a BSP e a BVL não pararam e estão oferecendo uma série de opções online. São oficinas, bate-papos e atividades para públicos de todas as idades, como os Clubes de Leitura e o do Audiolivro e o programa Segundas Intenções, de encontros com escritores sobre suas obras e trajetórias na literatura. Confira a programação em http://www.bsp.org.br/e http://www.bvl.org.br/.
Premiações
Por sua atuação, têm recebido reconhecimento público por meio de diversas premiações nacionais e internacionais.
A BSP esteve entre as finalistas do International Excellence Awards 2018, da Feira do Livro de Londres, na categoria Biblioteca do Ano. Além deste, recebeu o Prêmio IPL 2016 como Melhor Biblioteca do Ano, promovido pelo Instituto Pró-livro, e o Prêmio Ações Inclusivas 2013 da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A BVL também foi finalista no International Excellence Awards, sendo considerada uma das três melhores bibliotecas do mundo em 2019. Em 2018, foi uma das cinco finalistas do Prêmio Biblioteca Pública do Ano, promovido pela Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e Instituições (IFLA) e no mesmo ano recebeu a distinção de Honra ao Mérito no Prêmio IPL – Retratos da Leitura, realizado pelo Instituto Pró-Livro.
Notícias
SP Leituras é referência em reportagem sobre bibliotecas vivas
Matéria do Sesc SP destaca a gestão da BSP e da BVL e a visão de biblioteca como espaço de liberdade
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
SP Leituras recebe o Selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo
A SP Leituras foi reconhecida com o Selo de Igualdade Racial 2025, concedido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Postado em 15 DE dezembro DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
