Biblioteca de São Paulo recebe evento Diálogos 2017 no dia 21 de novembro
Postado em 09 DE novembro DE 2017No dia 21 de novembro, das 13 às 17h30, a Biblioteca de São Paulo (BSP) recebe o evento Diálogos 2017, cujo tema é Que é isso que a literatura – e só ela – tem a oferecer que nos põe em movimento? O encontro é uma iniciativa do Movimento por um Brasil Literário e da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários e Instituições (Febab), com apoio institucional da SP Leituras, patrocínio do Instituto Pró-Livro (IPL) e parceria da Editora Pulo do Gato. O encontro é aberto ao público e conta com programação sobre a leitura literária, direito à literatura, pesquisa e política pública de leitura e biblioteca.
O objetivo é inspirar e provocar o público, levantar questões e reflexões sobre o direito à literatura. O formato foi pensado para ser uma prosa intimista com aqueles que pensam, escrevem, trabalham sobre o ‘ler, levar a ler, defender o direito de ler literatura’ possa contribuir para novas reflexões e atitudes.
Programação
Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, dará as boas-vindas. Logo após, Elizabeth Serra (Presidente do Conselho Deliberativo do Movimento por um Brasil Literário e Secretária Executiva da FNLIJ) apresentará um breve histórico sobre o Movimento e, na sequência, mediará um bate-papo com Percival Leme Britto, doutor em linguística e professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Nilma Lacerda, doutora em Letras Vernáculas e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A programação conta ainda com a presença de Adriana Ferrari, presidente da Febab, e Christine Fontelles, coordenadora da campanha Eu quero minha biblioteca, que luta pela universalização de bibliotecas em escolas, que tratarão de políticas públicas de leitura e biblioteca, e Zoara Failla, que falará sobre a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e sobre a Plataforma Pro Livro.
Acesse a programação completa neste link.
Serviço
Diálogos 2017
Tema: Que é isso que a literatura – e só ela – tem a oferecer que nos põe em movimento?
Data: 21 de novembro
Horário: das 13 às 17h30
Local: Biblioteca São Paulo (BSP)
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Santana, São Paulo
Inscrições: https://goo.gl/forms/NbHiyKG7qOLyeP7j2
Sobre o Movimento por um Brasil literário
Desde que foi lançado em 2009, o Movimento por um Brasil literário destaca como princípio o direito de todos à leitura literária e propõe que pessoas, instituições e organizações se aliem pelo compromisso com a causa de ler, levar a ler, defender o direito de ler literatura e fazer deste país uma sociedade leitora.
É a defesa pelo direito: à literatura, como forma de arte, é bem cultural ao qual todos podem ter acesso. Esta tem lugar preponderante na construção da subjetividade, concorrendo para ampliação do conhecimento e das possibilidades de escolha dos indivíduos para seu projeto de vida, na revisão contínua de sua criticidade sobre si e sobre o mundo.
O Movimento conta atualmente com uma rede de 38 Núcleos de Literatura MBL que aos poucos vão se constituindo pelo País em 17 estados e no Distrito Federal, e um em Bruxelas, na Bélgica, com o lema de ler, levar a ler e defender o direito de ler literatura.
Assim, acadêmicos, bibliotecários, professores, alunos, líderes comunitários, autores, amantes da literatura em geral, especialistas, gestores de projetos sociais, educacionais e culturais, educadores e outros compõem este mosaico de instituições, parceiros e quase 10 mil pessoas mobilizadas pela causa da leitura literária, que aderiram ao Movimento pelo site oficial.
Intelectuais, especialistas e pensadores como Elizabeth D´Angelo Serra, Fabíola Farias, Luiz Percival Leme Britto, Maria das Graças Monteiro Castro, Nilma Lacerda, Regina Zilberman, Silvia Castrillon, entre outros, fazem parte deste Movimento.
Sobre a Biblioteca de São Paulo (BSP)
A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010. Faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para incentivar e promover o gosto pela leitura. Localizada no Parque da Juventude, foi concebida para ser um projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Conta com uma programação cultural diária e ações em acessibilidade e serviço social.
Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bsp.org.br