Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
- A +

Biblioteca de São Paulo realiza oficina de escrita com o escritor Sacolinha

Postado em 06 DE junho DE 2017

Tem também Segundas Intenções com Juliano Garcia Pessanha
e bate-papo sobre diversidade na Literatura Nacional


 

A Biblioteca de São Paulo (BSP) promove em junho uma Oficina de Escrita com o escritor Sacolinha. A atividade vai estimular o processo criativo, oferecer o domínio de ferramentas básicas para construir pequenas e grandes histórias, individuais e coletivas. A partir de um tema ou de um fragmento, os participantes são convidados a desenvolver textos, utilizando sua bagagem literária.

Sacolinha, ou Ademiro Alves de Sousa, é escritor de romances, contos e ganhador de quatro Prêmios Cooperifa. Nos últimos anos tem viajado pelo país fazendo palestras e ministrando oficinas, principalmente em lugares vulneráveis e não muito comuns para eventos literários, tal como cadeias, penitenciárias federais, favelas, morros e associações de moradores. Já prestou serviços para a Unesco e para o Ministério da Justiça. A ação na BSP acontece entre os dias 21 e 23, às 14h30. A Inscrições podem ser efetuadas até o dia 13 de junho.

A BSP também recebe o Bate-Papo Literário: Diversidade na Literatura Nacional, que traz autores que abordam em suas obras temas como o bulliyng, o empoderamento feminino e a cultura LGBT. Com a participação de Angie Stanley, Carolina Mancini, Fernanda Chazan Briones, Jéssica Albino, Rafael Sales, Susy Ramone e Vinícius Fernandes/A Wood. Durante o encontro haverá sorteio de brindes e apresentação de lançamentos. A organização é do escritor Thiago Assoni e o evento acontece no domingo, 4, às 14h30.

O Segundas Intenções do mês traz como convidado o autor Juliano Garcia Pessanha. Ele nasceu em São Paulo em 1962, estudou direito e filosofia. É mestre em psicologia e doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Autor dos livros Sabedoria do nunca (1999), Ignorância do sempre (2000), Certeza do agora (2002) e Instabilidade perpétua (2009), todos reunidos na tetralogia Testemunho transiente (2015), vencedor do Prêmio APCA na categoria Literatura/Grande Prêmio da Crítica. Publicou ainda Diálogos e incorporações (2016). O encontro acontece no sábado, 24, às 11 horas, com mediação de Manuel da Costa Pinto. A biblioteca emite declaração de atividades complementares para estudantes universitários e a inscrições podem ser feitas até dia 23.

Ainda na pegada literária, instituição do governo de São Paulo promove o Clube de Leitura sobre o livro Mulheres de cinza, de Mia Couto. Trata-se do primeiro livro da trilogia “As areias do Imperador”, um romance histórico sobre os derradeiros dias do chamado Estado de Gaza, o segundo maior império da África dirigido por um africano. A narrativa é uma recreação ficcional inspirada em fatos e personagens reais. No Clube, vai se falar sobre a obra e também sobre Mia Couto, um dos mais célebres autores moçambicano da atualidade. A ação acontece na quinta-feira, 22, às 15 horas

No mês de junho, a BSP recebe dois saraus. O primeiro é com Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo e acontece no domingo, 18, às 14h30. A ideia é promover muita literatura, canto e poesia, com coordenação de Terezinha Rocha. O segundo é o Sarau da Su, uma manifestação cultural da zona norte que tem o objetivo de valorizar os artistas do seu entorno e estimular o participante a descobrir seus talentos. Atrações de diferentes estilos e idades se integram em prol do lazer e da cultura. A coordenação é de Sueli do Carmo Rocha e o encontro acontece no domingo, 25 às 14 horas.

Entre as atividades voltadas para o público jovem estão o Luau BSP, uma atividade que é marcada por trazer muitas vozes e estilos diferentes, formando um caldeirão de ideias. O programa tem uma forte participação de alunos da ETEC do Parque da Juventude e da ETEC das Artes. Eles ocupam a biblioteca e trazem conteúdos que podem ser compartilhados por todos. Sempre acontece nas quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. No dia 15 não haverá atividade.

Outra ação bacana que busca integrar os diversos equipamentos do Parque da Juventude é o Festival de Música na BSP. A biblioteca recebe as apresentações musicais dos alunos da ETEC de Artes entre os dias 8 a 10, a partir das 15h30. Mais informações no site http://www.bsp.org.br. Para participar, é necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.

 

AÇÕES PARA TODOS OS PÚBLICOS

A biblioteca em junho vai promover ações para todos os públicos. Uma das mais tradicionais é a oficina de xadrez Jogos Para Todos! Nela, os participantes aprendem técnicas básicas de movimentação do tabuleiro, como a abertura e o roque, além de diversas táticas de como superar seu adversário. As pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados, podem e devem participar. Sempre aos sábados, às 11 horas.

Outra ação nesse sentido é o Domingo no Parque, que acontece duas vezes por mês no Parque da Juventude. A ideia é levar um pedaço da biblioteca para os frequentadores do espaço e promover sessões de contação de histórias e do Bebelê. Em junho, a BSP realiza o programa nos dias 4, com a Trupe Pitirilo, e no dia 18, com a Cia. Duo Encantado. O horário é das 11h30 até às 16 horas. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca.

Para finalizar, a BSP promove todas às terças-feiras os Jogos Sensoriais. O encontro começa com uma explicação sobre o objetivo do programa, que é estimular as habilidades sensoriais e a memória. A brincadeira é iniciada com um mediador vendando os olhos do participante, para em seguida começar a brincadeira: sem a visão, o usuário tem que jogar Dominó, Jogo da Velha e Jogo da Memória, todos os games são criados na biblioteca e adaptados para esta proposta. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada e o programa inicia às 15 horas. A faixa etária indicada é a partir de 11 anos.

Para maiores informações, acesse o site oficial: http://bsp.org.br

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JUNHO


 

 

Dia 1º, quinta-feira.

 

10h às 12h - Tecnologia dia a dia: Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Carga horária: 34 horas.

Terças e quintas-feiras, das 10h às 12h. Do dia 11 de abril a 6 de junho. Turma 2/2017 BSP.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

Inscrições encerradas.

 

12h30 às 13h30 – Luau BSP. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos.

Com equipe BSP. É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.

Local: auditório.

 

15h às 16h – Pintando o 7. Programa permanente.

Ilustrações, a partir do livro Árvores do Brasil: cada poema no seu galho, de Lalau.

A partir de 6 anos.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

Dia 2, sexta-feira.

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

Os 3 erres: reutilizar, reduzir, reciclar, de Núria Rocha.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

15h30 – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som - MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso térreo.

 

O fantástico Sr. Raposo

Dir. Wes Anderson, Estados Unidos, 2009, 87 min. Gênero: animação. Classificação: livre
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray.

Após 12 anos de felicidade bucólica, o Sr. Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas dos vizinhos Boggis, Bunce e Bean. Ceder aos seus instintos animais coloca em perigo não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos. Quando os fazendeiros montam uma armadilha para o Sr. Raposo, ele tem que confiar na sua astúcia natural para vencer o oponente.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.
Colecionador de pedras, de Sérgio Vaz.

Local: piso térreo e superior.

 

Dia 3, sábado.

 

14h30 às 17h30 – Curso de contação de histórias

A ideia é trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão.  O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias - como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal.

Indicado para pessoas a partir de 16 anos.

Sábados, 6 de maio a 1º de julho, das 14h30 às 17h30.

Carga horária: 24 horas.

Local: auditório.

Realização: Associação Arte Despertar em parceria com a Biblioteca Parque Villa-Lobos.

Inscrições encerradas.

 

11h às 11h45 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

11h às 13h – Jogos para todos! Programa permanente.

Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

15h às 15h45 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

A pedra arde, de Eduardo Galeano.

Com Lilian Marchetti.

Local: piso térreo.

 

Dia 4, domingo

 

11h30 às 16h – Domingo no Parque. Programa permanente.

11h30 às 12h15 - Lê no ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h - Espaço de leitura para toda família com sessões de contação de histórias com a Trupe Pitirilo.

Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca.

Local: Parque da Juventude.

 

14h30 às 17h30 – Bate-papo literário: Diversidade na literatura nacional.

O encontro traz autores que abordam em suas obras temas como o bulliyng, o empoderamento feminino e a cultura LGBT. Com a participação de Angie Stanley, Carolina Mancini, Fernanda Chazan Briones, Jéssica Albino, Rafael Sales, Susy Ramone e Vinícius Fernandes/A.Wood. Durante o encontro haverá sorteio de brindes e apresentação de lançamentos.

Organização Thiago Assoni.

Local: auditório.

É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

A maior flor do mundo, de José Saramago.

Com a Cia. Arte Negus.

Local: piso térreo.

 

Dia 6, terça-feira.

 

10h às 12h - Tecnologia dia a dia: Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Carga horária: 34 horas.

Terças e quintas-feiras, das 10h às 12h. Do dia 11 de abril a 6 de junho. Turma 2/2017 BSP.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

Inscrições encerradas.

 

15h às 16h – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Uma divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

Dia 7, quarta-feira.

 

10h – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som - MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso superior.

 

A jaula

Dir. Pedro Morelli, Brasil, 2012, 13 min. Idioma: Português. Classificação: 10 anos.
Elenco: Rodrigo Bolzan, Alexandre Roit, Danilo Granghéia, Fabio Nassar.

Em uma noite escura, em uma grande cidade, Fábio volta para casa depois do trabalho. Ao descer do ônibus e caminhar por uma rua mal iluminada, ele tem a sensação de estar sendo perseguido.

 

Quando eu era vivo

Dir. Marco Dutra, Brasil, 2014, 108 min. Idioma: português, Gênero: suspense, drama. Classificação: 18 anos. Elenco: Marat Descartes, Antônio Fagundes, Sandy.

Júnior volta a morar com a família depois de perder o emprego e se separar da esposa. Deprimido, passa seus dias no sofá, remoendo a separação, o desemprego e sonhando com a jovem inquilina da casa. Depois de encontrar alguns objetos que pertenciam à sua mãe, desenvolve uma estranha obsessão pelo passado, confundindo delírio e realidade.

 

15h às 16h – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Aprenda sobre reciclagem com jogo digital.

Com equipe BSP.

A partir de 7 anos.

Local: piso térreo.

 

Dia 8, quinta-feira

 

12h30 às 13h30 – Luau BSP. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos.

Com equipe BSP. É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.

Local: auditório.

 

15h às 16h – Pintando o 7. Programa permanente.

Confecção de chapéus, inspirados nos personagens de Alice no país das Maravilhas, de Lewis Carroll.

A partir de 6 anos.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

15h30 às 17h30 – Festival de música

Apresentações musicais dos alunos da ETEC de Artes.

Local: auditório.

Mais informações no site http://www.bsp.org.br

Necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.

 

 

Dia 9, sexta-feira

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

Amanhecer Esmeralda, de Ferréz.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

15h30 às 17h30 – Festival de música

Apresentações musicais dos alunos da ETEC de Artes.

Local: auditório.

Mais informações no site http://www.bsp.org.br

Necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.

 

15h30 – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som - MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso térreo.

 

O fantástico Sr. Raposo

Dir. Wes Anderson, Estados Unidos, 2009, 87 min. Gênero: animação. Classificação: livre
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray.

Após 12 anos de felicidade bucólica, o Sr. Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas dos vizinhos Boggis, Bunce e Bean. Ceder aos seus instintos animais coloca em perigo não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos. Quando os fazendeiros montam uma armadilha para o Sr. Raposo, ele tem que confiar na sua astúcia natural para vencer o oponente.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

Os visitantes, de Bernardo Kucinski.

Local: piso térreo e superior.

 

Dia 10, sábado

 

11h às 11h45 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

11h às 13h – Jogos para todos! Programa permanente.

Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

14h30 às 17h30 – Curso de contação de histórias

A ideia é trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão.  O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias - como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal.

Indicado para pessoas a partir de 16 anos.

Sábados, 6 de maio a 1º de julho, das 14h30 às 17h30.

Carga horária: 24 horas

Local: auditório.

Realização: Associação Arte Despertar em parceria com a Biblioteca Parque Villa-Lobos.

Inscrições encerradas.

 

15h às 15h45 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

15h30 às 17h30 – Festival de música

Apresentações musicais dos alunos da ETEC de Artes.

Local: auditório.

Mais informações no site http://www.bsp.org.br

Necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

O príncipe Rouxinol, de Deborah Martins Roussenq.

Narração de histórias em Libras com interpretação para o português.

Com o Grupo Mãos de Fada.

Local: piso térreo.

 

Dia 11, domingo

 

11h30 às 12h15 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

O pote vazio, de Demi. Com interpretação em Libras.

Com Mirela Estelles e Amarílis Reto.

Local: piso térreo.

 

Dia 13, terça-feira.

 

15h às 16h – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Uma divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

Dia 14, quarta-feira.

 

10h – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som - MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso superior.

 

A jaula

Dir. Pedro Morelli, Brasil, 2012, 13 min. Idioma: Português. Classificação: 10 anos.
Elenco: Rodrigo Bolzan, Alexandre Roit, Danilo Granghéia, Fabio Nassar.

Em uma noite escura, em uma grande cidade, Fábio volta para casa depois do trabalho. Ao descer do ônibus e caminhar por uma rua mal iluminada, ele tem a sensação de estar sendo perseguido.

 

Quando eu era vivo

Dir. Marco Dutra, Brasil, 2014, 108 min. Idioma: português, Gênero: suspense, drama. Classificação: 18 anos. Elenco: Marat Descartes, Antônio Fagundes, Sandy.

Júnior volta a morar com a família depois de perder o emprego e se separar da esposa. Deprimido, passa seus dias no sofá, remoendo a separação, o desemprego e sonhando com a jovem inquilina da casa. Depois de encontrar alguns objetos que pertenciam à sua mãe, desenvolve uma estranha obsessão pelo passado, confundindo delírio e realidade.

 

15h às 16h – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Caça ao tesouro.

Com equipe BSP.

A partir de 7 anos.

Local: piso térreo.

 

Dia 15, quinta-feira.

 

15h às 16h – Pintando o 7. Programa permanente.

Criação de super-heróis de HQs.

A partir de 6 anos.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Vassilissa, a formosa, recontado por Tatiana Belinky.

Com Kelly Orasi.

Local: piso térreo.

 

Dia 16, sexta-feira.

 

10h30 – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som - MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Local: piso térreo.

 

O fantástico Sr. Raposo

Dir. Wes Anderson, Estados Unidos, 2009, 87 min. Gênero: animação. Classificação: livre
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray.

Após 12 anos de felicidade bucólica, o Sr. Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas dos vizinhos Boggis, Bunce e Bean. Ceder aos seus instintos animais coloca em perigo não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos. Quando os fazendeiros montam uma armadilha para o Sr. Raposo, ele tem que confiar na sua astúcia natural para vencer o oponente.

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

O dente de leite de Ganesha, de Sanjay Patel e Emily Haynes.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

Seleta em prosa e verso, de Ariano Suassuna.

Local: piso térreo e superior.

 

Dia 17, sábado.

 

11h às 11h45 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

11h às 13h – Jogos para todos! Programa permanente.

Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

15h às 15h45 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Os mistérios da Amazônia, de José  Almeida.

Com a Cia. Mapinguary.

Local: piso térreo.

 

Dia 18, domingo.

 

11h30 às 16h – Domingo no Parque. Programa permanente.

11h30 às 12h15 - Lê no ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h - Espaço de leitura para toda família com sessões de contação de histórias com a com a Cia. Duo Encantado.

Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca.

Local: Parque da Juventude.

 

14h30 às 16h30 – Sarau na BSP. Programa permanente.

Literatura, canto e poesia.

Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo.

Coordenação de Terezinha Rocha.

Local: auditório.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Vida boa é a do Rex, de Ariana Gomes Lopes.

Com Fabio Lisboa.

Local: piso térreo.

 

Dia 20, terça-feira.

 

15h às 16h – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Uma divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

Dia 21, quarta-feira.

 

10h – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som - MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso superior.

 

A jaula

Dir. Pedro Morelli, Brasil, 2012, 13 min. Idioma: Português. Classificação: 10 anos.
Elenco: Rodrigo Bolzan, Alexandre Roit, Danilo Granghéia, Fabio Nassar.

Em uma noite escura, em uma grande cidade, Fábio volta para casa depois do trabalho. Ao descer do ônibus e caminhar por uma rua mal iluminada, ele tem a sensação de estar sendo perseguido.

 

Quando eu era vivo

Dir. Marco Dutra, Brasil, 2014, 108 min. Idioma: português, Gênero: suspense, drama. Classificação: 18 anos. Elenco: Marat Descartes, Antônio Fagundes, Sandy.

Júnior volta a morar com a família depois de perder o emprego e se separar da esposa. Deprimido, passa seus dias no sofá, remoendo a separação, o desemprego e sonhando com a jovem inquilina da casa. Depois de encontrar alguns objetos que pertenciam à sua mãe, desenvolve uma estranha obsessão pelo passado, confundindo delírio e realidade.

 

14h30 às 17h30 – Oficina de escrita

A oficina fornecerá elementos que estimulam o processo criativo, o domínio de ferramentas básicas que possam permitir a execução de pequenas e grandes histórias, individuais e coletivas. A partir de um tema ou fragmento, os participantes são convidados a desenvolver textos, utilizando sua bagagem literária. Para interessados em escrita acima dos 16 anos.

Dias 21 a 23, das 14h30 às 17h30.

Carga horária: 9 horas.

Local: auditório.

Com o autor Sacolinha, escritor de romances e contos e ganhador de 4 prêmios Cooperifa.

Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 13 de junho.

 

15h às 16h – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Passa poesia – Atividade baseada na brincadeira passa anel.

Com equipe BSP.

A partir de 7 anos.

Local: piso térreo.

 

Dia 22, quinta-feira.

 

12h30 às 13h30 – Luau BSP. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos.

Com equipe BSP. É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.

Local: auditório.

 

14h30 às 17h30 – Oficina de escrita

A oficina fornecerá elementos que estimulam o processo criativo, o domínio de ferramentas básicas que possam permitir a execução de pequenas e grandes histórias, individuais e coletivas. A partir de um tema ou fragmento, os participantes são convidados a desenvolver textos, utilizando sua bagagem literária. Para interessados em escrita acima dos 16 anos.

Dias 21, 22 e 23, das 14h30 às 17h30.

Carga horária: 9 horas.

Local: auditório.

Com o autor Sacolinha, escritor de romances e contos e ganhador de 4 prêmios Cooperifa.

Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 13 de junho.

 

15h às 16h – Pintando o 7. Programa permanente.

Criação de cordel, a partir do acervo da Biblioteca.

A partir de 6 anos.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

15h às 17h - Clube de leitura. Programa permanente.

Todos os meses a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

Mulheres de Cinza, de Mia Couto.

Com equipe BSP.

Local: auditorio.

 

Dia 23, sexta-feira

 

14h30 às 17h30 – Oficina de escrita

A oficina fornecerá elementos que estimulam o processo criativo, o domínio de ferramentas básicas que possam permitir a execução de pequenas e grandes histórias, individuais e coletivas. A partir de um tema ou fragmento, os participantes são convidados a desenvolver textos, utilizando sua bagagem literária. Para interessados em escrita acima dos 16 anos.

Dias 21 a 23, das 14h30 às 17h30.

Carga horária: 9 horas.

Local: auditório.

Com o autor Sacolinha, escritor de romances e contos e ganhador de 4 prêmios Cooperifa.

Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 13 de junho.

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

Onde vivem os monstros, de Maurice Sendak.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

15h30 – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som - MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso térreo.

 

O fantástico Sr. Raposo

Dir. Wes Anderson, Estados Unidos, 2009, 87 min. Gênero: animação. Classificação: livre
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray.

Após 12 anos de felicidade bucólica, o Sr. Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas dos vizinhos Boggis, Bunce e Bean. Ceder aos seus instintos animais coloca em perigo não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos. Quando os fazendeiros montam uma armadilha para o Sr. Raposo, ele tem que confiar na sua astúcia natural para vencer o oponente.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

Aquecimentos Segundas Intenções: texto de Juliano Garcia Pessanha.

Local: piso térreo e superior.

 

Dia 24, sábado.

 

11h às 13h – Segundas Intenções. Programa permanente.

Bate-papo com Juliano Garcia Pessanha

Mediação: Manuel da Costa Pinto.

Local: auditório.

Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 23.

Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

 

11h às 11h45 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

11h às 13h – Jogos para todos! Programa permanente.

Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

14h30 às 17h30 – Curso de contação de histórias

A ideia é trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão.  O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias - como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal.

Indicado para pessoas a partir de 16 anos.

Sábados, 6 de maio a 1º de julho, das 14h30 às 17h30.

Carga horária: 24 horas

Local: auditório.

Realização: Associação Arte Despertar em parceria com a Biblioteca Parque Villa-Lobos.

Inscrições encerradas.

 

15h às 15h45 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Os bolos mágicos, John Yeoman.

Com Irene Tanabe.

Local: piso térreo.

 

Dia 25, domingo.

 

11h30 às 12h15 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

O feitiço do sapo, de Eva Furnari.

Com a Cia. do Tok Tok.

Local: piso térreo.

 

14h às 17h – Sarau na BSP. Programa permanente.

Sarau da SU - Manifestação cultural da zona norte de São Paulo, que tem o objetivo de valorizar os artistas do seu entorno e estimular o participante a descobrir seus talentos. Atrações de diferentes estilos e idades se integram em prol do lazer e da cultura.

Coordenação de Sueli do Carmo Rocha.

Local: auditório.

É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.

 

Dia 27, terça-feira.

 

15h às 16h – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Uma divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

Dia 28, quarta-feira.

 

10h – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som - MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso superior.

 

A jaula

Dir. Pedro Morelli, Brasil, 2012, 13 min. Idioma: Português. Classificação: 10 anos.
Elenco: Rodrigo Bolzan, Alexandre Roit, Danilo Granghéia, Fabio Nassar.

Em uma noite escura, em uma grande cidade, Fábio volta para casa depois do trabalho. Ao descer do ônibus e caminhar por uma rua mal iluminada, ele tem a sensação de estar sendo perseguido.

 

Quando eu era vivo

Dir. Marco Dutra, Brasil, 2014, 108 min. Idioma: português, Gênero: suspense, drama. Classificação: 18 anos. Elenco: Marat Descartes, Antônio Fagundes, Sandy.

Júnior volta a morar com a família depois de perder o emprego e se separar da esposa. Deprimido, passa seus dias no sofá, remoendo a separação, o desemprego e sonhando com a jovem inquilina da casa. Depois de encontrar alguns objetos que pertenciam à sua mãe, desenvolve uma estranha obsessão pelo passado, confundindo delírio e realidade.

 

15h às 16h – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Jogue bingo, com o tema de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

Com equipe BSP.

A partir de 7 anos.

Local: piso térreo.

 

Dia 29, quinta-feira.

 

12h30 às 13h30 – Luau BSP. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos.

Com equipe BSP. É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.

Local: auditório.

 

15h às 16h – Pintando o 7. Programa permanente.

Pintura em tela, inspiradas nas obras do artista Diego Velásquez.

A partir de 6 anos.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

Dia 30, sexta-feira.

 

10h30 – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som - MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Local: piso térreo.

 

O fantástico Sr. Raposo

Dir. Wes Anderson, Estados Unidos, 2009, 87 min. Gênero: animação. Classificação: livre
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray.

Após 12 anos de felicidade bucólica, o Sr. Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas dos vizinhos Boggis, Bunce e Bean. Ceder aos seus instintos animais coloca em perigo não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos. Quando os fazendeiros montam uma armadilha para o Sr. Raposo, ele tem que confiar na sua astúcia natural para vencer o oponente.

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

A Bela e a Fera, de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont e Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

Apontamentos de História Sobrenatural, de Mário Quintana.

Local: piso térreo e superior.

 

Biblioteca de São Paulo (BSP)

A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010. Faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para incentivar e promover o gosto pela leitura. Localizada no Parque da Juventude, foi concebida para ser um projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Conta com uma programação cultural diária e ações em acessibilidade e serviço social.

 

Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bsp.org.br

 

Serviço:

Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630

Telefone: (11) 2089-0800

Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado por SP LEITURAS - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.