Biblioteca de São Paulo na Ação Global
Postado em 20 DE maio DE 2013Hora do Conto foi uma das atividades da programação especial da Ação Global
Neste sábado (18/5) foi realizado no Parque da Juventude a Ação Global, evento do Sesi e da Rede Globo. A Biblioteca de São Paulo é parceira da iniciativa e criou uma programação especial para a data. A diretora interina da Biblioteca de São Paulo, Sueli Marcondes Motta, afirmou que é importante ter uma ação social na porta da biblioteca. "É uma atração cultural e possibilita oferecer serviços para a população que mais precisa ", comentou. "E criamos em parceria uma grade de programação especial e as nossas atividades ficaram lotadas", complementou. A coordenadora estadual da Ação Global, Cleusa Risso, contou que a facilidade de acesso foi um dos fatores principais de escolha do parque. "Além de estar ao lado do metrô, também conta com fácil acesso via ônibus", comentou.
Serviço Social
Anahy Rodrigues da Silveira é diarista e estava sem carteira de trabalho há mais de cinco meses. Ela perdeu a carteira num assalto a sua casa. Na manhã do sábado, ela foi ao Parque da Juventude conseguiu a segunda via do documento. Ela faz parte das mais de 40 mil pessoas que estiveram presentes na Ação Global, um projeto criado em 1995, para prestar serviços gratuitos à população das 9h às 17h. Além de conseguir a segunda via do documentos, Anahy também foi ao dentista e entrou na fila para ter mais informações sobre o exame de câncer do mama. "É muito bom ter acesso a vários serviços importantes sem pagar", comentou.
Pela primeira vez em 18 anos, o evento voltou a atenção para o público feminino e ofereceu serviços e atendimentos gratuitos nas áreas de saúde preventiva, direito e lazer. A Ação Global foi realizada em mais 28 cidades brasileiras em todos os Estados. No Estado de São Paulo, foi realizado somente no Parque da Juventude e tinha como meta realizar cerca de 80 mil atendimentos. Para isso, conta com cerca de 30 parceiros, 1600 voluntários, 60 tendas e mais de 90 atividades. Esta é a segunda vez que o evento foi realizado no Parque da Juventude. A primeira foi em 2011.
A diariasta e estudante de pedagogia Eliandra Silva Reis contou que foi a primeira vez que veio na Ação Global. Ela tem interesse em aconselhamentos jurídicos, mas não deixou de ir na tenda onde voluntárias estavam fazendo tranças no cabelo. "São poucos lugares que unem o desenvolvimento social, atendimento médico e beleza num mesmo lugar. Acho fantástica a iniciativa", disse.
A passadeira Fabiana Retussi também compartilha da mesma ideia. Ela procurou o atendimento do câncer de mama e do papa nicolau, na tenda da Amigoh (Amigos Einstein da Oncologia e Hematologia). A associação em parceria com o Hospital Albert Einstein, realizou orientações sobre diversos problemas como tabagismo, sedentarismo e promoveu palestras sobre alimentação saúdável e prevenção de cancer.
A coordenadora de projetos e parcerias, Marci Petrocola, afirmou que é a primeira vez que a entidade participou do evento e que a meta era atender cerca de 3 mil pessoas. "Viemos com 84 profissionais de saúde e nossa missão é conscientizar sobre o cancer e promover a educação sobre saúde. Estamos muito felizes em ajudar", finalizou Marci.