BibliON vence o Prêmio Seleção Mobile Time
Postado em 17 DE maio DE 2023
A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi a vencedora do Prêmio Seleção Mobile Time 2023, na categoria Inovação com Impacto Social/Ambiental por meio do voto popular. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 16 de maio com a presença do diretor administrativo e financeiro, Miguel Martin Gutierrez Filho, gerente de projetos, Joaquim Matusse, coordenador de relações institucionais, Cesar Frezzato, coordenador de comunicação, Arthur Ono e da coordenadora de programas e desenvolvimento institucional, Evelyn Fonseca.
Para o Diretor Executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, a BibliON é uma das mais poderosas ferramentas que temos atualmente para possibilitar o acesso ao conhecimento e à leitura para todas as pessoas. Com o avanço da tecnologia, é possível disponibilizar um vasto acervo de livros e atividades culturais, disponíveis de forma gratuita e acessível a qualquer pessoa. E para além das ações digitais, o projeto é acompanhado de uma série de atividades junto às bibliotecas públicas do Estado de São Paulo. “Na verdade, podemos dizer que é um serviço de biblioteca digital que se associa a uma oferta física, apresentando inúmeras atividades culturais para a comunidade, como clubes de leitura e oficinas sobre variados temas”, explica Ruprecht. Para ele, este reconhecimento também é mérito do público, que faz parte desta história e ajudou a BibliON a conquistar este importante prêmio. “Não podemos deixar de agradecer aos mais de 160 mil inscritos em nossa plataforma. São eles que nos inspiram a continuar com empenho, compromisso e dedicação”, finaliza.
"Nós, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, estamos extremamente satisfeitos com o prêmio conquistado pela BibliON, e com todo o alcance que a plataforma conquistou até aqui. O que antes era um projeto piloto lançado em 2020 para aproximar a população de um serviço cultural e gratuito na época de isolamento social, se tornou uma multiplataforma de livros digitais, com mais de 17 mil títulos e 160 mil usuários, que não está presente apenas em São Paulo, considerando que temos cadastros registrados de mais de 4 mil cidades de todo o país. A vitória no Prêmio Mobile Time 2023 é reflexo de uma das premissas do Governo do Estado de São Paulo: oferecer e proporcionar uma Cultura de qualidade e de fácil acesso para todas as pessoas", destaca a Secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton.
Vale ressaltar que a disponibilização dos títulos na BibliON permite que, por um lado, qualquer pessoa com conexão à Internet possa ter acesso ao acervo. Por outro, propicia que a distribuição do material, ainda que online e gratuita, aconteça de forma a garantir a proteção dos direitos autorais e da propriedade intelectual de todos os envolvidos na criação e na produção de cada obra. Até o momento, já foram investidos mais de R$ 10 milhões na BibliON, sendo que 17% do valor direcionado para direitos autorais (mais de 1,7 milhão).
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025