BibliON vence o Prêmio Seleção Mobile Time
Postado em 17 DE maio DE 2023A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi a vencedora do Prêmio Seleção Mobile Time 2023, na categoria Inovação com Impacto Social/Ambiental por meio do voto popular. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 16 de maio com a presença do diretor administrativo e financeiro, Miguel Martin Gutierrez Filho, gerente de projetos, Joaquim Matusse, coordenador de relações institucionais, Cesar Frezzato, coordenador de comunicação, Arthur Ono e da coordenadora de programas e desenvolvimento institucional, Evelyn Fonseca.
Para o Diretor Executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, a BibliON é uma das mais poderosas ferramentas que temos atualmente para possibilitar o acesso ao conhecimento e à leitura para todas as pessoas. Com o avanço da tecnologia, é possível disponibilizar um vasto acervo de livros e atividades culturais, disponíveis de forma gratuita e acessível a qualquer pessoa. E para além das ações digitais, o projeto é acompanhado de uma série de atividades junto às bibliotecas públicas do Estado de São Paulo. “Na verdade, podemos dizer que é um serviço de biblioteca digital que se associa a uma oferta física, apresentando inúmeras atividades culturais para a comunidade, como clubes de leitura e oficinas sobre variados temas”, explica Ruprecht. Para ele, este reconhecimento também é mérito do público, que faz parte desta história e ajudou a BibliON a conquistar este importante prêmio. “Não podemos deixar de agradecer aos mais de 160 mil inscritos em nossa plataforma. São eles que nos inspiram a continuar com empenho, compromisso e dedicação”, finaliza.
"Nós, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, estamos extremamente satisfeitos com o prêmio conquistado pela BibliON, e com todo o alcance que a plataforma conquistou até aqui. O que antes era um projeto piloto lançado em 2020 para aproximar a população de um serviço cultural e gratuito na época de isolamento social, se tornou uma multiplataforma de livros digitais, com mais de 17 mil títulos e 160 mil usuários, que não está presente apenas em São Paulo, considerando que temos cadastros registrados de mais de 4 mil cidades de todo o país. A vitória no Prêmio Mobile Time 2023 é reflexo de uma das premissas do Governo do Estado de São Paulo: oferecer e proporcionar uma Cultura de qualidade e de fácil acesso para todas as pessoas", destaca a Secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton.
Vale ressaltar que a disponibilização dos títulos na BibliON permite que, por um lado, qualquer pessoa com conexão à Internet possa ter acesso ao acervo. Por outro, propicia que a distribuição do material, ainda que online e gratuita, aconteça de forma a garantir a proteção dos direitos autorais e da propriedade intelectual de todos os envolvidos na criação e na produção de cada obra. Até o momento, já foram investidos mais de R$ 10 milhões na BibliON, sendo que 17% do valor direcionado para direitos autorais (mais de 1,7 milhão).