Bebelê será implantado em dez bibliotecas do interior do estado
Postado em 06 DE setembro DE 2016Dez bibliotecas do Estado de São Paulo irão receber o programa Bebelê. Sucesso nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, ambas na capital e mantidas pelo Governo do Estado, o programa incentiva a leitura para bebês a partir de 6 meses de idade e crianças de até 4 anos. 10 bibliotecas das cidades de Auriflama, Birigui, Guararema, Jundiaí, Lençóis Paulista, Praia Grande, Presidente Prudente, Igarapava, Itapetininga e Ourinhos foram contempladas por meio de edital lançado pela Organização Social SP Leituras, em parceria com o Instituto Tellus. O concurso também contou com o apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e da Secretaria da Cultura do Estado. No total, 34 bibliotecas, de diferentes regiões do estado, se inscreveram. Fundamentada na teoria do Letramento Infantil (Early Literay), definida pelo National Institute of Child Health and Human Development (NICHD), a iniciativa mostra a importância de se incentivar o ato de ler, a interação com histórias e livros para bebês e crianças, bem como a consequência positiva no desenvolvimento infantil. A iniciativa foi implantada na Biblioteca de São Paulo, em 2012, enquanto a Biblioteca Parque Villa-Lobos oferece o projeto desde sua inauguração, em 2014. Até o momento, 480 ações foram realizadas, atendendo mais de 3.250 participantes.
“Levar o Bebelê para mais bibliotecas do SisEB (Sistema Estadual deBibliotecas Públicas) é um sonho. O projeto foi desenvolvido nos últimos quatro anos na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos com a ideia de ser compartilhado com outras bibliotecas. A associação entre o Condeca-SP (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Instituto Tellus e a SP Leitura ofereceu a oportunidade para que esse objetivo se concretizasse”, afirma Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização social responsável pela gestão das Bibliotecas de São Paulo e do Parque Villa-Lobos, instituições mantidas pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
As bibliotecas contempladas pelo edital vão indicar um profissional, que irá participar da etapa de cocriação e desenvolvimento da metodologia de implantação do projeto, bem como da capacitação. As oficinas serão realizadas em São Paulo e os monitores indicados terão direito a passagens, transporte local, hospedagem e alimentação subsidiadas pelo Instituto Tellus. As bibliotecas ainda receberão a doação de um kit completo composto por acervo de livros-brinquedo, materiais pedagógicos, tablets, TV, móveis e demais recursos a serem empregados nas ações.
Confira as bibliotecas contempladas:
Auriflama – Biblioteca Pública Municipal Izabel Geloneki
Birigui – Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha
Guararema – Biblioteca Pública Municipal Profª Maria de Lourdes Camargo
Jundiaí – Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot
Lençois Paulista – Biblioteca Pública Municipal Infantil Monteiro Lobato
Praia Grande – Biblioteca Pública Municipal Porto Saber
Presidente Prudente – Biblioteca Pública Municipal Abelardo de Cerqueira César
Igarapava – Biblioteca Pública Municipal Odette de Barros Mott
Itapetininga – Biblioteca Pública Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque
Ourinhos – Biblioteca Pública Municipal Tristão de Athayde
Para obter mais informações sobre o Programa Bebelê, acesse: www.bebele.org.br
Programa Bebelê: estudos e pesquisas sobre a formação de novos leitores indicam os professores e, principalmente, os pais como os principais agentes. Além de atender crianças de 0 a 4 anos, o Bebelê tem como objetivo atingir os pais. Trata-se de ajudar a criar a consciência de que a formação de novos leitores depende do papel positivo que os pais exercem desde a primeira infância, criando um ambiente afetivamente favorável em torno dos livros, da contação de histórias e da leitura.
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) é um sistema coordenado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que integra cerca de 840 bibliotecas públicas municipais no Estado de São Paulo. Entre os principais objetivos do SiSEB, estão a qualificação e a valorização de bibliotecas públicas municipais no Estado de São Paulo, bem como o estímulo ao desenvolvimento de projetos que incentivem a leitura.